Nos jornais, TV, rádio e páginas na internet as propagandas começam a anunciar a chegada do Dia dos Pais. Isso porque, essa data é considerada especial e como tal, é reservada para celebrarmos o importante papel que nosso pai desempenha em nossa vida durante todo o ano. Embora esta ocasião não seja tão lucrativa quanto os outros grandes feriados, essa é uma data que captura uma quantidade significativa de vendas. É preciso lembrar que toda a concorrência está preparando para o mesmo objetivo: vender mais. Por isso, é essencial ter preços competitivos e projetar promoções exclusivas que chamam a atenção de potenciais clientes.
Quando é o Dia dos Pais?
Dia dos Pais de 2022 será comemorado em 14 de agosto e, neste ano, 76% dos brasileiros pretendem festejar a data. O dado é de uma pesquisa da Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo, que também mostra um grande crescimento na intenção de presentear.
A data, inclusive, vem ganhando importância ano a ano no calendário do varejo no Brasil. Pelo menos é o que aponta o Google Trends: a última celebração registrou o maior pico de buscas no Google dos últimos dez anos.” Dia dos Pais 2022: ainda há tempo de vender mais na data | NegociosSC
O público mais ligado no Dia dos Pais:
- É 57% feminino e 43% masculino.
- Está principalmente nas classes A/B (47%) e C (42%).
- Tem idade entre 25 e 44 anos (49%).
Intenção de compra para o Dia dos Pais 2022:
- Roupas: 38%
- Calçados: 19%
- Almoço/jantar: 15%
- Acessórios: 14%
- Produtos de cuidados pessoais: 13%
- Eletrônicos: 9%
- Bebidas: 9%
AINDA DÁ TEMPO DE ANUNCIAR E VENDER MAIS
“De acordo com pesquisa da Behup, “34% do público deixará para comprar o presente há cerca de 15 dias do evento. Um grupo ainda maior, de 36%, comprará na própria semana da data.”
Então, se você ainda não sabe o que fazer para vender mais no Dia dos Pais, temos algumas dicas que vão te auxiliar.
1- Ofereça pacotes de produtos
A venda de vários produtos a um preço ligeiramente menor é uma isca para potenciais clientes. Estes funcionam especialmente bem quando os consumidores não têm certeza do que querem comprar. Pense em pacotes de meias e gravatas com embalagens especiais para a ocasião. É uma ótima maneira de promover a venda cruzada e, ao mesmo tempo, permite que cada membro da família contribua para uma única compra em vez de comprar presentes separados.
2-Cartões de presente
Se os clientes estão confusos sobre o que comprar, um cartão de presente pode ser útil em tal caso. Isso facilita seu trabalho e também economiza o tempo de quem está em busca de um presente perfeito. Não pode haver um momento melhor do que este para um consumidor dizer ao seu pai: “Compre o que quiser com este cartão de presente (obviamente dentro dessa faixa de preço).”
3– PRODUTO DO DIA
Nessa campanha você deve promover uma mercadoria com preço promocional. O ideal é que o produto seja um lançamento, pois o objetivo dessa ação é despertar interesse por outros itens de sua loja e, claro, fazer com que o cliente volte mais vezes. Crie um clima de urgência ao afirmar que os preços baixaram exclusivamente para o Dia dos Pais, incentivando as compras por impulso.
4- PRODUZA LISTAS DE PRESENTES E ENVIE PELO E-MAIL
Já pensou o quanto é difícil compra pra si, às vezes? E quando o produto é para outra pessoa, esse processo se torna ainda mais complexo. A grande maioria das pessoas tem dificuldades em escolher presentes. Uma saída é criar as famosas listas, reunindo produtos que façam sentido entre si. Excelentes exemplos são as carteiras, desde as pequenas até as grandes. Mas, também dá para incluir em seu portfólio produtos como cintos, sapatos, chinelos, enfim, acessórios utilizados no dia a dia. Você pode mapear os diferentes perfis de pais e organizar as listas para esses distintos clientes. Além disso, você pode selecionar produtos que não estão com muita saída na sua loja e trabalhar com estratégias para dar vazão a esses itens.
Lembre-se: os e-mails são uma forma econômica e permanecem sendo um dos canais de marketing mais eficazes.
Agilize seu atendimento com um sistema de gestão
Tão importante quanto oferecer um produto de qualidade, é oferecer um atendimento ao cliente de excelência. Hoje em dia, as tecnologias estão à disposição das empresas para economizar tempo e aumentar a produtividade, sendo extremamente úteis para otimizar processos com soluções eficientes e mais rápidas. Se você está à procura de uma tecnologia eficaz, segura e que vá aumentar a produtividade de sua equipe, apresentamos o software SGA. Ele vai te possibilitar manter as informações externas, como cadastro de clientes preferenciais e outras informações necessárias para o departamento de vendas quanto para organizar as operações internas como estoque de mercadorias, entrada e saída de produto, dentre outros. Vai te possibilitar também, enviar campanhas via e-mail e SMS para os clientes da loja. É um sistemas baseado no armazenamento em nuvem, com preço acessível, o que permite a adesão de empresas de lojas de calçados e roupas de diferentes tamanhos.
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Até a próxima!
Tânia Gonzaga
Jornalista
Tania