O Dia das Mães é um dia especial para celebrarmos o momento com as figuras maternas que nos cercam. É uma oportunidade de expressarmos nossa gratidão e amor por tudo o que elas fazem por nós.
Por ser um momento tão importante, filhos, netos e pais saem em busca do presente perfeito para surpreender as mulheres mais significativas das suas vidas.
De acordo com o Sebrae, depois do Natal, o Dia das Mães é muitas vezes a data favorita dos varejistas. É considerada por muitos comerciantes a segunda data mais movimentada no comércio. https://www.sebrare/sites/portalSebrae/artigos/aproveite-o-dia-das-maes-para-vender
Isso se deve ao fato de que é uma ocasião em que muitas pessoas querem expressar seu amor, carinho e gratidão por suas mães ou figuras maternas especiais em suas vidas. Como resultado, há uma demanda significativa por produtos e serviços relacionados a esse momento. Essa demanda pode levar a preços mais altos e escassez de produtos, especialmente se a oferta não for suficiente para atender à demanda.
Com a proximidade do Dia das Mães, é importante que você esteja preparado com antecedência para oferecer produtos relacionados a essa data comemorativa em sua loja. Por isso, estamos trazendo neste artigo 7 ideias para ajudá-lo a vender mais e melhor neste dia tão especial. Fique atento e aproveite nossas sugestões!
Dia da Mães no Brasil em 2023
No Brasil, o dia das mães 2023 acontecerá no dia 14 de maio, segundo domingo do mês.
Apesar de ter registros da primeira comemoração em Porto Alegre, na década de 1910, a data se tornou oficial apenas em 1932, pelo presidente em atividade da época, Getúlio Vargas.
Produtos mais buscados pelos consumidores no Dia das Mães em 2022
Entre os presentes mais buscados pelos consumidores para o Dia das Mães em 2022 foram:
- Roupas;
- Calçados;
- itens de beleza;
Fonte: Fdr
Mas, lembre-se: o Dia das Mães, assim como todas as datas comemorativas, representa uma oportunidade de aquecer as vendas de qualquer segmento.
Agora, que já falamos da importância do dia das mães para o Varejo é hora de colocar em prática. Confira 7 ideias para vender mais no dia das mães.
1º Faça um plano de ação para o ano todo e planeje com antecedência
O marketing sazonal é um conjunto de técnicas, estratégias e ações pensadas para divulgar seu produto ou serviço durante épocas específicas e datas comemorativas como, por exemplo, o Natal, a Black Friday e, claro, o Dia das Mães.
Dito isso, o segredo para a estratégia dar certo é planejar todas as ações com antecedência. O objetivo é auxiliar as pessoas a saber exatamente o que fazer e as prioridades do momento, com cronograma e metodologias estabelecidas. Quando bem aproveitada, essa estratégia pode ser adaptada em várias épocas do ano.
Vale observar que existem diversas etapas que precisam ser concluídas, antes que sua campanha esteja pronta para ser enviada: investimento, segmentação, canais, criação, dentre outras.
Afinal, o aumento da demanda impacta todos os setores do seu negócio – do fluxo de caixa ao giro de estoque. Então, dedique um tempo para fazer seu planejamento comercial para o Dia das Mães com antecedência. A concorrência, com certeza, já está se preparando!
2-Mantenha o controle do fluxo de caixa e do capital de giro
Aproveitando algumas menções no tópico anterior, fica evidente que o controle do fluxo de caixa e do capital de giro são atividades fundamentais para qualquer loja de calçados e roupas, em qualquer época do ano.
Como o dia das mães é uma das datas sazonais mais importantes para o comércio, é crucial ter um controle efetivo de vendas, estoque e financeiro para garantir o sucesso das operações.
Acompanhe sempre o fluxo de caixa para identificar se as compras de estoque não irão prejudicar seu capital de giro e a saúde financeira da sua loja.
3-Tenha uma boa gestão de estoque
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário comercial e, como tal, requer um planejamento cuidadoso para atender às demandas dos clientes e aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas.
Consequentemente, ter uma boa gestão de estoque é essencial para identificar a demanda no Dia das Mães e não perder oportunidades de vender para o seu público. Isso porque, essa celebração representa uma das principais oportunidades de vendas e crescimento para o varejo em geral.
Nesse caso, é fundamental que sua loja esteja com estoque em dia e organizado. Isso envolve monitorar o inventário para garantir que você tenha produtos suficientes para atender aos pedidos dos clientes, bem como certificar-se de que todos os itens estejam devidamente etiquetados e organizados nas prateleiras,.
Aproveite ao máximo o aumento da demanda durante as semanas que antecedem o Dia das Mães.
4-Lembre-se de fazer uma projeção de vendas
Para analisar dados de vendas e identificar quais produtos estão vendendo mais e quais estão vendendo menos durante o período esse período, é preciso ter acesso aos registros de vendas da empresa durante o período de interesse. Com esses dados em mãos, podemos realizar uma análise exploratória e descritiva para identificar os produtos mais vendidos e os menos vendidos durante esse período.
Algumas técnicas que podem ser úteis nesse tipo de análise são:
- Análise de vendas por categoria de produto: podemos agrupar os produtos por categoria e avaliar qual está vendendo mais durante o período do dia das Mães. Isso pode te ajudar a identificar se existe alguma categoria em que a demanda aumenta significativamente nessa época do ano
- Análise das vendas por produto: avalie quais produtos estão vendendo mais e quais estão vendendo menos durante o período. Isso pode ajudar a identificar os produtos mais populares e os que estão com baixa demanda. Assim você poderá ajustar o estoque de acordo com a demanda;
- Analise de vendas por canal de vendas: avalie se existe algum canal de vendas ( loja física, e-commerce, marketplaces, dentre outros) que esteja gerando ,aos vendas durante o período do Dia das Mães
- Se você tem rede de lojas em diferentes regiões pode avaliar se existe alguma região em que as vendas aumentam durante o evento. Isso ajuda a ajustar o estoque de acordo com a demanda de cada região.
A projeção de vendas é indispensável por outros motivos. Você precisa saber quanto pode vender para não ficar com peças de roupas paradas no estoque (seja antes, durante ou depois do dia das mães). É importante destacar que, se você não deseja ter prejuízos, arcar com custos adicionais para armazenamento de peças, sofrer depreciação de produtos, comprometer o seu capital de giro ou causar insatisfação nos seus clientes, a projeção de vendas deve ser incorporada à sua rotina. Dessa forma, você poderá se planejar com mais eficiência e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio.
5. Faça parcerias com influencers
Busque influencers que tenham a ver com o seu nicho de mercado para divulgar a sua marca ou determinado produto da sua loja.
Eles estão ganhando força no mercado justamente por representarem uma identificação com seus seguidores, fazendo com que comprem os produtos que eles indicam
Comece decidindo que tipo de parceria você pretende fazer e quais produtos vai divulgar. Pense fora da caixa e lembre-se, use a exposição que os influencers podem trazer ao máximo para sua loja
6-Capriche no atendimento
A importância do atendimento ao cliente não deve ser subestimada. Num mercado competitivo, as instituições comerciais devem constantemente superar as expectativas dos consumidores. Para tanto, precisam estar focadas e serem capazes de atender e satisfazer os clientes, sendo que um atendimento de excelência representa um diferencial para o sucesso da organização.
Por isso, uma equipe bem treinada pode refletir uma imagem positiva da empresa, além de ajudá-lo a atrair e reter clientes. Para evitar que o cliente procure a concorrência, o atendimento deve ser atencioso e oferecer respostas rápidas tanto no presencial quanto no online.
7- Lembre-se do pós-venda
Uma pequena mensagem de agradecimento percorre um longo caminho. Isso faz com que um comprador se sinta como um cliente valioso.
Agradece-los pela confiança depositada na empresa é uma ótima maneira de mantê-los satisfeitos e engajados. Essa gratidão pode ser expressa de várias maneiras;
- e-mails personalizados;
- mensagens de texto,
- ou mesmo um cartão de agradecimento físico enviado pelo correio.
- Dentre outros
Em resumo, a campanha de Dia das Mães é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas do seu negócio e estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes. Utilizando as sete ideias que compartilhamos neste artigo, você poderá se destacar da concorrência e conquistar resultados ainda melhores. Lembre-se sempre de planejar com antecedência, oferecer promoções e brindes especiais, e, acima de tudo, transmitir uma mensagem de amor e gratidão às mães em sua comunicação. Com essas estratégias em mente, você certamente terá um Dia das Mães de sucesso em 2023
Agora é com você!
Tânia Gonzaga
Jornalista, Apaixonada por aprendizado e desenvolvimento em varejo