As famosas datas comemorativas, sendo consideradas feriados ou não, são sempre bem-vindas para ampliar o faturamento aos lojistas do varejo. Essas datas funcionam como gatilho para aumentar as vendas, um exemplo disso é a Black Friday.
A Black Friday é um período do ano bastante aguardado por empresas e clientes, tendo uma relevância significativa nas compras e aquisições de produtos. Ela também representa uma data de alta no comércio e no mercado como um todo, uma vez que as vendas aumentam e as lojas têm mais procura. Neste artigo, explicamos algumas das maneiras mais eficazes de aumentar as vendas durante o fim de semana da Black Friday – principalmente se você for empresário do ramo de calçados e roupas.
O que é a Black Friday?
“A Black Friday é uma campanha de vendas realizada um dia após o feriado de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira de novembro, tendo sido originada nos Estados Unidos. Ela recebeu este nome porque, desde o início, o grande fluxo de pessoas fazendo compras gerou uma série de acidentes de trânsito e episódios de violência. Tudo começou na Filadélfia como nada mais do que um dia ruim de trânsito, mas rapidamente se tornou um sonho de varejo. O que antes era um evento de desconto de um dia se transformou em uma extravagância de consumo de fim de semana.
Nos Estados Unidos também foi criada a Cyber Monday, a “Segunda-feira Cibernética”, que acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday e incentiva as compras pela internet. No Brasil também existem lojas que realizam a atividade, principalmente do setor de eletrônicos.
Como executar os descontos nesses dias?
Normalmente, os preços são reduzidos durante os dias da Black Friday. Cada comerciante escolhe o tipo de descontos ou ofertas que deseja fazer. Por exemplo, um negócio de moda pode ter 50% de desconto durante toda a duração deste evento, ou 30% de desconto em suéteres no domingo, etc. Não há regras para esses quatro dias. Os comerciantes são livres para definir suas ofertas da Black Friday livremente, a fim de obter mais vendas.”
Portanto, nossa sugestão é:
• Defina descontos promocionais (automáticos) diretamente no cadastro de produto, com data de início e fim no seu sistema de gestão.
• Confira todos os descontos em destaque no relatório de caixa no final do evento.
• Guarde essas informações para o ano que vem. Elas vão te auxiliar a criar novas estratégias.
Agora, vamos apresentar algumas Dicas que podem auxiliar sua loja de calçados e roupas a vender mais na Black Friday.
1-Busque informações da Black Friday do ano anterior
O ponto de partida para começar a organizar a Black Friday 2022, sem dúvidas, é reunir informações e aprendizados da última edição. Com esses dados, observe cuidadosamente em como foi essa para o seu próprio negócio no ano passado. É sempre bom fazer uma análise das ações anteriores pra obter mais assertividade para estrutura melhor as ofertas, o estoque e todos os outros pilares importantes para as vendas. Aprender com o passado é uma ótima forma de mudar o que não foi bom e repetir os mecanismos que foram sucesso.
2. Faça um bom atendimento
Sua equipe deve estar atenta, seja no virtual ou nas lojas físicas. Isso porque o bom atendimento é o plus que seu produto precisa para se tornar irresistível. O consumidor deve se sentir único e especial. Philip Kotler (uma das pessoas mais influentes no mundo na área de marketing) disse o seguinte: ” A melhor propagando é feita por cliente satisfeito “.
Portanto, sua atenção deve estar voltada totalmente a ele a partir do momento que começar a atendê-lo. Embora seu objetivo seja vender, tenha o cuidado na abordagem, e claro, seja ágil. Ninguém gosta de esperar horas por um atendimento. A agilidade interfere diretamente em elementos estratégicos para o negócio. Para garanti-la, é essencial que o seu software consiga auxiliar sua equipe de vendas. Sendo assim, ele deve ser aliado de seus funcionários para não gerar nenhum tipo de barreira ou complicação para o time que fará seu uso.
Por essa razão, apresentamos a você o Software SGA. Ele possui o SGAMobile, uma formidável ferramenta com funcionalidades que permitem acesso rápido aos dados através do Smartphone. Ainda facilita consultas de produtos no estoque como a disponibilidade de numerações e a realização de pré-vendas.
Com essa ferramenta, você terá:
• Agilidade nas vendas;
• Acompanhamento das metas de vendas em tempo real
• Acesso rápido e fácil aos dados gerencias de sua empresa;
• Melhora da imagem da sua empresa no mercado.
3.Tenha um bom relacionamento com seu fornecedor
Nenhuma pessoa é uma ilha, e isso nunca é tão verdadeiro como é nos comércios de lojas de calçados e roupas. Muitas vezes, a relação com o fornecedor é negligenciada e não é dada a atenção que merece. Por isso, manter um firme contato com seu provedor vai ajudá-lo a longo prazo. Uma boa estratégia é escolher os que estejam alinhados com seus valores. Dê-lhes o que eles precisam, quando precisarem. Para isso é indispensável que se tenha uma comunicação clara de duas vias. Com uma boa dose de relacionamento, informações importantes podem chegar até você com mais rapidez.
Com isso, terá subsídio para buscar outras alternativas. Eles estarão mais dispostos a ajudá-lo a resolver quaisquer problemas de reabastecimento, enviar-lhe produtos de maior qualidade, negociar quantidades mínimas de pedidos e preços potencialmente mais baixos.
4-Prepare seu estoque
Os empresários que lidam com lojas de calçados e roupas precisam ajustar o seu estoque para suprir esse aumento de vendas que essa data se propõe. Para obter um ótimo resultado é preciso muito mais do que apenas oferecer os melhores descontos. Por isso, sugerimos que você faça a seguinte pergunta: tenho estoque suficiente?
Se ainda não sabe da resposta, chegou a hora de deixar seu estoque bem controlado caso queira ganhar mais dinheiro nesse evento. Reforce seu estoque com produtos de alta saída. Assim evitará rupturas de estoque e não perde vendas. Aproveite o bom relacionamento com seu fornecedor e faça compras que realmente vai valer a pena.
A Importância do Controle de Estoque para Lojas de Calçados e Roupas (sgasoft.com.br
5-Crie estratégias de abastecimento.
Um dos maiores desafios de redes varejistas, especialmente quando se tem um evento como a Black Friday é garantir que os produtos estejam disponíveis para seus clientes durante todo o evento. O desafio se você tiver lojas você lojas espalhadas em diferentes regiões. Para garantir mercadorias durante todo o evento, busque informações da Black Friday do ano anterior. Lá você terá uma base da quantidade ideal para abastecer sua loja.
Por isso, é essencial que a cadeia de suprimentos de uma empresa esteja alinhada à sua estratégia. Se esse alinhamento estratégico não existir, as chances de sucesso de vendas na Blak Friday tornam-se remotas. Não divulgue ofertas se não possui produtos o suficiente. Se o cliente não encontrar esses itens, por falta de entrega, ou outro motivo qualquer, vai gerar conflitos que resultarão em clientes frustrados e insatisfeitos.
6. Gatilho mental da escassez
Utilizar o gatilho mental de escassez é um ótimo estímulo para utilizar na Black Friday. “Esses estímulos são tão sutis que nem percebemos que estamos sendo influenciados quando demos de cara com esses gatilhos. Isso ocorre por conta do neuromarketing que une biologia, mercadologia e outras ciências para persuadir o consumidor.”
A escassez é um dos mais conhecidos e aplicados pelas marcas, uma vez que ajuda a agilizar a decisão de compra dos clientes. Isso porque, estimula a mente dos consumidores ativando a sensação de que determinado produto é raro, valioso e que não podem perder a oportunidade apontada pelos lojistas
7-Aproveite as mídias sociais
Aproveite para vender para as pessoas que passam o maior tempo nas redes sociais. Afinal, lá é o ponto de encontro de grande maioria das pessoas que passam mais tempo online. “O consumidor do século XXI, chamado de novo consumidor social, tende a se comportar de modo diferente do consumidor tradicional”.
Com Facebook, Pinterest, Twitter e Instagram liderando o pacote, há muitas oportunidades para as empresas se envolverem com potenciais clientes de forma orgânica. Invista em:
• Campanhas de e-mail markting;
• Conteúdos nas redes sociais acima citados;
• Conteúdos nas redes sociais;
• Parcerias com influenciadores digitais;
• Lives
Como o objetivo é atrair pessoas para sua loja (física ou online), fique de olho em #BlackFriday e outras hashtags semelhantes – por isso mantenha seus posts leves, espirituosos e, finalmente, convincentes.
8. Escolha um software de gestão especialista para o ramo de calçados e roupas
Essa é a principal sugestão para ajudá-lo na organização das tarefas durante a Black Friday e, claro, todo o resto do ano. Com a utilização de um software especialista para o ramo de calçados e roupas, sua empresa será capaz de fazer um atendimento mais personalizado e garantir a agilidade no atendimento ao cliente. Isso porque, quando seu negócio lida com tendências, estilos e gostos, é importante estar um passo à frente da curva de demanda.
O sistema SGA foi construído especificamente para empresários que querem melhorar o desempenho de seus principais processos. Um software especialista no ramo da moda melhora a comunicação entre as equipes e permite a análise de inúmeros dados importantes para o seu negócio.
E se você, além de lojas físicas, também tem lojas online, temos uma solução perfeita para você. O SGAWeb que conecta sua loja física ao e-commerce e também faz a Integração com vários marketplaces do mercado de forma fácil e rápida.
E então! Está procurando por um sistema de gestão verdadeiramente especialista no ramo de calçados e roupas? Faça um tour pelo nosso site www.sgasoft.com.br para saber mais e fale com um de nossos consultores
Tânia Gonzaga
Jornalista