É difícil identificar a engrenagem mais vital na máquina de qualquer negócio, mas não há como negar que a equipe de vendas desempenha um papel vital para o sucesso em todos os estabelecimentos comerciais. E as empresas do varejo lidam com uma grande dificuldade: o de montar uma equipe eficiente, focada em bater metas e engajada em levar a empresa ao êxito.
Esse talvez esse seja um grande desafio para os empresários. No entanto, uma das formas de montar a equipe motivada seja através da remuneração recebida.
Se há uma coisa que todos os vendedores têm em comum é a motivação financeira. Quem opta por trabalhar na área de vendas é porque gosta do fato de ser recompensado diretamente por seu sucesso através de uma estrutura de comissões. A forma de mantê-los motivados a vender e aumentar seus próprios ganhos são essa disposição de pagamento: salário + comissões. Em razão disso, a recompensa pelos esforços os fazem mais investidos em aumentar ainda mais as vendas. Talvez esse não seja o único fator que compõe a motivação, mas certamente é um elemento fundamental nessa equação.
E é por isso que hoje vamos falar sobre comissão e premiação.
Qual a diferença entre Premiação e Comissão? “Comissão refere-se à indenização paga a um funcionário após o término de uma tarefa, que é, muitas vezes, vender um certo número de produtos.” É um valor mensal recorrente e relacionado ao percentual das vendas realizadas. Isso significa que, quanto mais produtos ou serviços um funcionário vender, maior será o valor que vai receber.
Já a premiação está ligada à uma bonificação por meta temporária. É quando um funcionário vai além do esperado: há um Plus em sua conduta. Ou seja, esperava-se que ele produzisse “X”, ao invés disso , ele produziu, “X” + outro valor. È , muitas vezes, considerado um agradecimento ou reconhecimento por um trabalho realizado ou uma meta atingida pelo empregado, e que tenha superado as expectativas do empregador. (https://igorpacheco96.jusbrasil.com.br/artigos/818091954/qual-a-diferenca-entre-premiacao-e-comissao/amp).
Premiação Coletiva ou Individual?
Comissão Coletiva
Se sua empresa aplica o pagamento de Comissão coletiva, ela está colocando todos num mesmo nível. Observe que nem toda a sua equipe está comprometida com o resultado que a empresa almeja. Tem sempre aqueles vendedores desmotivados, apáticos e veem negatividade em tudo. Em contrapartida, tem os de alta performance, disciplinados, criativos e prontos para levar o estabelecimento ao sucesso.
Comissão Individual
Pagar comissão individual desafia o vendedor a encontrar sempre novas maneiras de aumentar seu próprio ganho. Assim é possível observar os profissionais com alta produtividade e conexão ao perfil da organização.
Através da comissão individual você recompensa os bons resultados para quem realmente merece. Por isso, você precisa agregar incentivos financeiros para quem está sempre em busca de um desempenho surpreendente a cada mês. De a estes uma meta específica a qual aspirar.
SALARIO + COMISSÃO
Um salário com comissão é o tipo mais comum de estrutura de comissão. Nesse caso, um funcionário tem uma base salarial fixa, mas também recebe comissões por suas vendas ou desempenho.
Essa estrutura tem o luxo de estabilidade, ao mesmo tempo em que incentiva o desempenho dos funcionários. O salário fixo é estável, mas geralmente menor porque grande parte da renda de alguém ainda é determinada pelo comissionamento de vendas.
Uma ferramenta tecnológica como softwares, é excelente para auxiliar no entendimento dos valores a pagar para seus funcionários. No SGA o cálculo de peças vendidas e o valor de comissão a receber é feito pelo próprio sistema.
Premiação: um ótimo incentivo financeiro para reter talentos
Está cada vez mais difícil encontrar profissionais especializados de qualidade, no mercado. Se sua loja de calçados e roupas pretende contar com os melhores profissionais do mercado, terá que oferecer vantagens que os façam cobiçar a uma vaga em sua empresa. Os incentivos financeiros ajudam a retenção de talentos de alta performance em sua equipe por mais tempo.
Dito isso, reter clientes é tão importante quanto reter talentos pois possibilita manter um time de profissionais competentes e comprometidos com o trabalho. Afinal, é por meio deles que as atividades são realizadas e, consequentemente, as metas e objetivos alcançados.
“Depois de contratar com estratégia e de maneira estruturada, cuide para que os profissionais tenham o mínimo de motivos possíveis para se abrir para o mercado. Além de tratar a equipe com respeito e igualdade, dê atenção especial a fatores relacionados a salário, possibilidade de crescimento e pacote de benefícios.” Por que a sua empresa precisa estar preparada para reter e perder talentos | Exame
DEFINA METAS ALCANÇAVEIS PARA SUA LOJA DE CALÇADOS E ROUPAS
Todo bom lojista sabe da importância de ter metas. Afinal, quando concretizadas, são a prova de que o trabalho está no caminho certo. Mas, para desfrutar dos benefícios, é essencial que elas sejam bem estabelecidas e não podem ser definidas aleatoriamente. Para não errar, faça um levantamento de vendas do ano anterior de todos os meses. A partir daí, monte metas possíveis de serem atingidas por toda a equipe.
Estabeleça objetivos que motive seus profissionais a realizá-las. Dessa forma, todos saem ganhando, a empresa com as metas cumpridas e o colaborador se sentindo motivado e valorizado ao ser recompensado por atingi-las.
Use um sistema específico no ramo da moda para apurar os resultados
Para saber a percentagem da comissão de vendas o ideal é contar com um sistema de gestão de varejo. O sistema SGA é um ERP para varejo criado por especialistas nessa área.
Em razão disso, tem todas as funcionalidades que você precisa e com um custo benefício excelente. É o melhor e mais avançado software para gestão de lojas de calçados e roupas. Com simples operacionalidade o sistema SGA integra todas as funções necessárias às lojas de calçados e roupas, incluindo Franquias e e-Commerce, desde a retaguarda ao frente de loja, oferecendo uma completa administração gerencial e financeira sob quaisquer perspectivas: seja a análise de vendas, desempenho de vendedores, número de peças vendidas, cota, supercota e muito mais.
CONCLUSÃO
A porcentagem do pagamento de comissão e premiação deve ser definida de forma que não prejudique a margem de lucro da empresa e também não seja um fator desmotivacional para os colaboradores. Certifique-se de prestar muita atenção às finanças sempre que você instituir uma nova política de salário. É necessário saber o equilíbrio na hora de desenvolver as metas e os valores para receber a comissão, assim como o melhor período para pagar os funcionários por seus resultados, isso facilita os registros contábeis e deixa alinhado para a equipe sobre as datas certas para receber. Suas análises e relatórios em seu PDV ajudarão você a encontrar o equilíbrio perfeito: funcionários felizes e bem sucedidos, clientes satisfeitos e uma loja lucrativa.
Agende uma demonstração com nosso representante!
Tânia Gonzaga
Jornalista