A sazonalidade é um dos maiores desafios que os empresários de lojas de Calçados e Roupas enfrentam. Isso porque o ambiente do varejo é muito volúvel. As vendas sobem e descem de acordo com diversas variáveis que não são muito previsíveis.
As datas comemorativas são um exemplo claro disso, pois muitos produtos e serviços têm um aumento significativo nas vendas em determinadas épocas do ano, como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outras.
Além das datas comemorativas, existem outros fatores que podem influenciar a sazonalidade no varejo, como mudanças climáticas, eventos esportivos e feriados prolongados. Por isso, é fundamental que os empresários estejam atentos às tendências do mercado e às mudanças que possam ocorrer ao longo do ano.
Essa flutuação pode afetar significativamente as vendas e a receita da loja. Por exemplo, uma loja que vende roupas de inverno pode ter um pico de vendas durante os meses mais frios, mas sofrer queda significativa nas vendas durante o verão. Por outro lado, uma loja que vende roupas de praia, pode ter uma demanda alta no verão, mas baixa no inverno.
Datas comemorativas- período de alta demanda
As datas comemorativas como Dias das Mãe, Natal, Black Friday e outras, são ótimas ocasiões para aumentar as vendas e obter mais lucros. Por isso, os empresários do nicho de calçados e roupas precisam conhecer e antecipar as flutuações sazonais típicas do mercado varejista.
Por essa razão, é importante que o lojista esteja atento às oportunidades que que as datas comemorativas trazem para o mercado da moda. É importante lembrar que a concorrência também está de olho nessas oportunidades, logo é preciso buscar forma de se destacar e oferecer algo diferenciado aos clientes.
Consequentemente, conhecer e se antecipar às flutuações sazonais do mercado é essencial par o sucesso de qualquer negócio, e o planejamento adequado é a chave para aproveitar ao máximo as oportunidades e minimizar os riscos.
Como trabalhar em períodos de baixa demanda
Sabemos que a sazonalidade possui sua atratividade, no caso das datas comemorativas. Porém, existem aqueles períodos do ano onde as vendas despencam e é nesse cenário colocar a mente para pensar.
Não há marca que tenha uma taxa de vendas consistentemente alta 100% do tempo durante todo o ano. Quem trabalha com comércio sabe disso e precisa aprender a lidar também com os meses em que as vendas não estão em alta. No entanto, existem estratégias que os gestores podem adotar nesse período para manter suas vendas em um nível consistente.
Uma delas, e talvez a mais comum é diversificar o mix de produtos para oferecer aos clientes em diferentes épocas do ano. A tarefa é atualizar regularmente o sortimento para capturar e segurar o olhar do cliente.
O significa Sazonalidade?
Sazonalidade se refere ao período em que a demanda tem uma grande variação e que representa desafios e oportunidades para o varejo. Mas só aproveita ao máximo essa oportunidade quem está preparado. Caso contrário, o cliente acaba comprando na concorrência.
Ao pensarmos em sazonalidade fazemos ligação com datas como Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras. Porém, nos aproximamos de eventos que podemos colocar na categoria supersazonalidade, a exemplo das Olimpíadas ou da Copa do Mundo.
A sazonalidade nada mais é do que as altas e baixas vendas que o mercado passa. No entanto, por se tratar de um ambiente dinâmico e influenciado por diversas variáveis, controláveis ou não, ele acaba seguindo uma constante não linear. Resumindo, as vendas flutuam de acordo com um determinado período.
Por isso, cada negócio, independente do segmento, precisa estar abastecido com dados próprios e não pode deixar se levar por “achismos” para não ficar refém de épocas de maior venda para tocar o seu negócio.
Agora que você já sabe o que é sazonalidade de vendas é preciso pensar em como lidar com essa caraterística do mercado.
A seguir, separamos algumas dicas para que você possa montar sua estratégia e iniciar um período de bastante sucesso, o ano todo!
1-Primeiros passos
Comece a pensar em quais eventos sazonais sua marca poderia se beneficiar nos próximos meses de 2023. Afinal, acertar essas campanhas sazonais pode ser a chave para o seu melhor ano financeiro.
2- Escolha uma oportunidade sazonal.
Ao escolher uma temporada para servir como ponto de partida para sua campanha pode ter um grande impacto em seu sucesso. Em termos simples, um dos principais caminhos para triunfar com campanhas sazonais é usar uma oportunidade que envolva seu público. Se eles não se envolverem com a temporada em si, provavelmente não terá resultados positivos.
Se você tem uma loja de artigos esportivos, pode ser estratégico escolher a temporada de primavera como ponto de partida. Faça uma campanha que promova roupas e equipamentos para atividades ao ar livre, como corrida, ciclismo e caminhada. Da mesma forma, se você vende produtos para a cozinha, pode aproveitar a temporada de férias de final de ano para uma campanha que promova utensílios de cozinha e receitas de Natal.
É importante lembrar que, ao escolher uma temporada, você não está limitado a datas específicas do calendário.
Dito isto, se você realizar pesquisas sobre seu público, provavelmente conhecerá suas atitudes em relação a esses grandes eventos sazonais e será capaz de emparelhar isso com um evento que se adapte ao seu produto ou serviço.
3. Fique atento e gerencie o capital de giro.
Para se preparar para uma campanha sazonal, você precisa garantir que tem capital de giro suficiente para financiar a compra de estoque adicional, despesas com folha de pagamento, contratar funcionários temporários, investir em marketing, publicidade, entre outras necessidades.
Consequentemente, com um orçamento bem estruturado você vai manter as obrigações financeiras em dia e garantir a sustentabilidade do seu negócio. Isso irá ajudar a prever esses custos e garantir que haja recursos suficientes para honrar esses compromissos.
Se sua empresa não tiver dinheiro o suficiente para cobrir as despesas, ela pode enfrentar problemas de fluxo de caixa e até mesmo se tornar insolvente.
É recomendável que o gestor possua uma reserva de capital de giro que possa ser usada especificamente para essas ocasiões, além de outras estratégias, como ajustar seus prazos de pagamento e recebimento. Ao se atentar para isso, você irá garantir que o fluxo de caixa esteja saudável durante toda a campanha sazonal.
Para a CDLBH,diz é preciso ter … “ cuidado em manter um capital de reserva, tanto para aumentar o estoque nos meses de maior demanda quanto para se precaver contra possíveis prejuízos causados pela baixa circulação. Sendo assim, é ideal que 30% do lucro mensal da empresa seja guardado para que seja possível passar pelos períodos sazonais com total segurança.”
https://comercioemacao.cdlbh.com.br/aprenda-como-lidar-com-sazonalidade-de-vendas-em-sua-empresa/
4- Planeje com antecedência e esteja pronto para inovar.
Certifique-se de estar atento às tendências sazonais para planejar sua estratégia de vendas com antecedência. Isso permitirá que você aproveite as oportunidades de venda durante todo o ano e manter seus clientes interessados em seus produtos.
Lembre-se de que a consistência é importante e que a fidelidade do cliente pode ser cultivada ao longo do tempo. Para tal fim, ofereça produtos e serviços de qualidade e valorize o relacionamento com seu consumidor.
Defina revisões mensais ou mesmo quinzenais para entender os ajustes necessários. Nunca se esqueça de que o dinheiro é o rei. Inovar constantemente vai manter a competitividade da sua loja. A pesquisa de mercado também é importante – não se surpreenda se aparecer empresas que não existia na temporada passada.
5- Estabeleça um cronograma.
Com campanhas sazonais, o tempo é essencial. Isso não significa apenas agendar um tempo para planejar com bastante antecedência do evento, mas também planejar a execução de cada etapa da campanha no momento certo.
Para ter sucesso:
- Defina seus objetivos;
- Conheça seu público;
- Planeje seu conteúdo;
- Use diferentes formatos (imagens, vídeos, infográficos e texto);
- Seja consistente;
- Acompanhe suas métricas.
6- Use a tecnologia para analisar a sazonalidade
Cada negócio, independente do segmento, precisa estar abastecido com dados próprios e não se deixar levar por “achismos”.
No mercado existem diversas ferramentas que fazem essa análise de diversas maneiras. Entretanto, o que as diferencia é o grau de detalhamento das informações.
Por ser um software que atende somente aos empresários do ramo de calçados e roupas, o Sistema de Gestão SGA é um bom exemplo de ferramenta para automação comercial e de gestão mobile. Através do dispositivo móvel, você pode acessar informações sobre vendas, metas e estoque de sua loja em tempo real e na palma da mão.
Conheça o Sistema SGA e tenha informações relevantes através dos relatórios de épocas anteriores para que possa perceber como a sazonalidade impacta o seu negócio.
Palavra final
Busque inspirações em suas campanhas passadas que foram bem sucedidas e ofereça ofertas para uma estratégia de marketing lucrativa.
Se você planejar seu marketing sazonal com antecedência e lançá-lo prontamente, há uma boa chance de melhorar as vendas.
Tania Gonzaga
Jornalista