Influência do fluxo de caixa na gestão do estoque
Muitos gestores não sabem da força que o fluxo de caixa exerce sobre o bom funcionamento do estoque. Isso porque ele é uma parte fundamental da gestão financeira da empresa. Uma má gestão pode afetar diretamente esse departamento.
Independentemente do tamanho da loja, conhecer a fundo o seu negócio, é uma das obrigações do empresário e este conhecimento deve ser um dos principais atributos de um gestor.
Por isso, o gerenciamento do fluxo de caixa é parte essencial para qualquer empresa. Se não for bem administrado, poderá haver dificuldades para pagar fornecedores e comprar novos produto para o estoque. Por outro lado, um fluxo de caixa equilibrado permitirá que os gestores tenham um estoque proporcional para responder às necessidades dos clientes e claro, ter capacidade de investir em melhorias para aumentar a eficiência e a lucratividade da empresa.
Se você quiser saber o quão saudável é o seu empreendimento, a gestão do fluxo de caixa pode fornecer o diagnóstico.
Dito isso, vamos mostrar como o fluxo de caixa influencia no controle do estoque e daremos algumas dicas para que o administrador possa controlar a gestão financeira, estabelecer metas de compras e equilibrar a gestão do estoque.
Qual é a importância do fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que permite acompanhar as movimentações financeiras da empresa. Nele são registradas todas as entradas e saídas de recursos para saber quais valores estão disponíveis em caixa, na conta corrente da empresa e em aplicações de curto prazo.
Por sua vez, as entradas são os valores recebidos pela empresa. De modo geral, são derivados das vendas. Portanto, estão relacionados à atividade principal exercida na companhia. Enquanto isso, as despesas são os gastos a serem desembolsados com salários de colaboradores, pagamentos a fornecedores e contas diversas. Em outras palavras, são recursos que precisam ser utilizados para manter o negócio em funcionamento. https://empresas.serasaexperian.com.br-Fluxo de Caixa: O que é e qual seu objetivo? | Serasa Experian
Para obter informações valiosas sobre o fluxo de caixa faça uso de relatórios. Eles são ferramentas importantes de análise para a gestão financeira do estabelecimento. Através de cuidados constantes você vai garantir que as entradas e saídas de dinheiro estejam alinhadas aos objetivos financeiro da empresa.
1-Conheça seus clientes e mantenha uma base sólida
Um negócio não é nada sem os seus clientes! É por meio do relacionamento com seus consumidores que sua empresa vai garantir um fluxo de receita permanente e surpreendente. Com essa finalidade, é fundamental ter uma cadastro de clientes para manter uma receita recorrente e duradoura para sua empresa.
Fato é que, sem os clientes, sua empresa não consegue crescer, e a ficha cadastral é a ferramenta perfeita para manter um bom relacionamento com eles.
Em outras palavras, para manter os dados atualizados é necessário, monitorar e avaliar informações de todas (ou quase) todas as pessoas que compram em sua loja.
De posse dos dados é hora de saber qual é o comportamento de seu público consumidor, já que ele é o responsável por grande parte do faturamento empresarial.
Vale informar que uma base de clientes diz respeito ao número de pessoas que compraram em sua empresa durante um determinado período de tempo. Nesse sentido, é importante usar estratégias para atrair novamente aquele consumidor que não faz compra já há algum tempo, por exemplo.
De posse de tais conhecimentos procure saber:
- Quais são as necessidades comuns;
- Identifique e atenda às necessidades comuns;
- Como sua empresa pode se antecipar às necessidades de seus clientes;
- Como melhorar seu produto.
Ignorar essas necessidades e comprar produtos sem uma visão clara do que eles procuram é uma receita para o desastre. Vale lembrar que no mercado de hoje, os consumidores têm uma variedade quase ilimitada de serviços e produtos para escolher. E são eles que dão as cartas e escolhem com quem vão fazer negócios.
O segredo é conquistá-lo, dia após dia, sem saturá-lo.
2- Estabeleça cotas de compras para a loja
Tendo conhecimento dos hábitos e gosto do cliente-alvo, chegou a hora de criar metas de compras.
A primeira justificativa de estabelece-las é mostrar ao comprador que nenhum produto pode ser comprado por impulso. Isso porque ele tem um valor determinado para gastar. Se ele não utilizar bem o valor disponível, fatalmente a compra não será assertiva.
É notório que a má gestão do estoque é uma das principais razões pelas quais as empresas têm um fluxo de caixa ruim. De fato, quem investe mau, acaba por investir muito mais do que pretendia – este é o solene preço das más escolhas.
Metas pode ajudá-lo a evitar erros dispendiosos e uma previsão financeira são a chave para tomar uma decisão inteligente sobre as compras para a sua loja. Não é hora para usar os achismos e intuições. Eles precisam ser substituídos por dados concretos.
Dito isso, para não afetar o caixa e manter sempre um lucro no final de um período é necessário criar Metas em Compras para manter o fluxo de caixa sempre saudável. Tão importante quanto decidir o que comprar é saber se a decisão foi correta.
Analisar como seu estoque se moveu no passado pode ajudá-lo a ter uma noção de quão rápido ou lentamente ele pode se mover no futuro.
Busque informações do ano anterior sobre tudo que comprou para sua tomada de decisão. Os dados coletados vão ajudar a determinar os pontos de atenção e riscos para a empresa no ano atual.
Isso permite que você acompanhe os padrões de vendas anteriores para ajudá-lo a decidir quais e quantos produtos comprar de cada coleção. Olhar para trás é a melhor maneira de ter uma ideia básica de onde você quer ir no futuro.
Procure também, se informar com os gerentes e vendedores. Eles mantém ótimos dados para que você consiga tomar decisões de compras para o estoque com mais critério racional.
3-Estabeleça ranking/metas de vendas
O principal objetivo de qualquer empresa é obter lucro. Para atingir esse propósito, é essencial que você defina metas de vendas alcançáveis para que cada integrante da equipe esteja motivado e focado em atingi-las.
Metas é uma direção a ser alcançada. São objetivos que os membros da equipe de vendas precisam trabalhar para realizar. Com essa finalidade, elas precisam ser bem definidas para ajudar os vendedores (seja individual ou equipe) a melhorar seu próprio desempenho.
Feitas corretamente, podem fornecer um rumo a fim de elevar ainda mais os bons números de vendas. Um dos segredos de criar metas para a equipe de vendas é que elas sejam consistentes e alcançáveis.
Para aumentar as vendas é preciso alinhar-se com todo o grupo de colaboradores. Para isso, é preciso gerenciar o comportamento dos profissionais e criar equipes satisfeitas, motivadas, qualificadas e engajadas com os objetivos da empresa.
As metas irão auxiliar:
- Aumentar as vendas para obter mais lucros para o negócio;
- Aumentar a produtividade colaboradores de vendas;
- Retenção de clientes existentes e aquisição de novos cliente;
- Melhor gestão de tempo.
Cuidado com as metas “agressivas” ou “frouxas’ demais.
As metas agressivas ou inalcançáveis podem ser um tiro no pé! Líderes e gestores que criam metas inatingíveis podem contribuir para o aumento do estresse no ambiente de trabalho.
Afinal, os vendedores farão o possível para atingi-las, mas ficarão frustrados ao perceber que não conseguirão alcançar os objetivos estabelecidos.
Já as metas “frouxas” podem criar um time com baixo engajamento, apáticos e que veem negatividade em tudo. Esses não farão nada além do que foi pedido. Muitos gestores os consideram “entregadores de mercadoria.
Para que toda a equipe tenha sucesso nas vendas, estabeleça objetivos que motive seus profissionais a realizá-las. Dessa forma, todos saem ganhando, a empresa com as metas cumpridas e o colaborador se sentindo motivado e valorizado ao ser recompensado por atingi-las
Com essa finalidade, defina metas com o pé no chão. Afinal, você está lidando com pessoas. Antes de criá-las, considere o seguintes fatores:
- Que sejam mensuráveis;
- Específicas;
- Relevantes;
- Alcançáveis;
4- Use um sistema específico no ramo da moda para apurar os resultados
Para não errar nas metas de compras para seu estoque o ideal é contar com um sistema de gestão de varejo. O sistema SGA é um ERP para varejo criado por especialistas nessa área.
Em razão disso, tem todas as funcionalidades que você precisa e com um custo benefício excelente. É o melhor e mais avançado software para gestão de lojas de calçados e roupas. Com simples operacionalidade o sistema SGA integra todas as funções necessárias às lojas de calçados e roupas, incluindo Franquias e e-Commerce, desde a retaguarda ao frente de loja. Oferece uma completa administração gerencial e financeira sob quaisquer perspectivas: seja o fluxo de caixa, cota de compras, ranking de vendas, gerenciamento de estoque e muito mais.
Tãnia Gonzaga
Jornalista