O estoque é considerado um dos setores mais famigerados da loja . O motivo é que quase sempre é o lugar onde se encontra bagunças que pode até provocar acidentes. Manter um estoque organizado não é uma tarefa fácil, demanda tempo, dedicação e técnicas precisas para colocar tudo em ordem e registrado. A boa noticia é que há uma série de coisas que podem ser feitas para preparar esse ambiente para o sucesso e mantê-lo funcionando no auge.
Gerencie-o corretamente. Caso contrário irá vazar um caos para o chão de sua loja
Software de Gestão
O papel do software de gestão, bem utilizado, é importantíssimo para manter esse departamento na melhor forma possível . Por isso, pensar em uma gestão de estoque sem contar com um sistema ERP (ERP, sigla em inglês para Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão empresarial), é impossível. Isso porque, ele será responsável por fornecer dados para a compra, venda e movimentação em geral das mercadorias que a loja possui. Através dos dados fornecidos em relatórios pelo sistema, o gestor poderá antecipar com precisão quanta mercadoria precisa adquirir e quando. Irá garantir também que seu estoque nunca fique sobrecarregado e que não falte produtos necessários na loja para venda. E bem como, auxiliar ao vendedor saber de tudo o que tem no estoque e evitar o desgaste de buscar itens sem saber se tem ou não o produto.
1. Maximize seu espaço vertical.
Não se limite ao seu espaço. Uma vantagem é utilizar prateleiras ou racks nos espaços altos para liberar lugar para a equipe se mover durante o trabalho. Para facilitar a localização dos produtos invista em bancos e escadas seguras o que proporcionará agilidade na navegação em áreas como prateleiras mais altas do estoque. Dica: um bom sistema de gestão pode auxiliar nisto, visto que pode armazenar e informar ao vendedor a localização do produto no estoque.
2. Coloque os itens mais populares próximos à entrada do estoque
Para sua equipe funcionar com eficiência máxima, coloque os itens mais populares e/ou mais vendáveis perto da entrada do estoque para que eles possam pegá-los rapidamente e voltar ao salão de vendas..
Essa é uma análise feita por vários lojistas. Através desses produtos eles conseguem acompanhar as tendências de vendas e se vale ou não a pena adquir novamente determinado item.
3. Mantenha mercadorias pesadas no chão ou perto delas, e as leves completamente fora do chão.
Para a segurança de todos, armazene mercadorias mais pesadas o mais próximo possível do chão. Isso evitará possíveis acidentes , à medida que sua equipe se movimenta entre eles.
Por outro lado, mercadorias mais leves como roupas devem ser mantidas longe do chão. Assim, você evita que suas peças possam ser pisoteadas e danificá-las.
4. Utilize software especialista para o ramo de lojas de calçados e roupas
O software de gerenciamento especialista para seu ramo de negócio é a ferramenta perfeita para ajudá-lo a manter o setor de estoque funcionando com eficiência máxima.
O software específico vai facilitará a execução de contagens regulares de estoque.
Dica: a contagem regular economiza tempo porque não vai precisar fazer uma contagem inteira no final de cada temporada.
Com o sistema SGAloja é possível executar a contagem total ou parcial e coletas para promoção com o smartphone
5. Invista em equipamentos certos.
Invista em peças de mobílida desde o início da abertura da sua loja. Existem vários tipos de peças disponíveis para equipar um estoque como por exemplo: prateleiras, racks, gavetas, caixas, armários, dentro outos . Os tipos exatos que funcionarão para você dependerá do seu estoque.
As peças móveis permitem maximizar o espaço entre as paredes com armazenamento que pode se mover. Lojas em shopping por exemplo, onde o espaço é reduzido, usar esses tipos de mobiliário vai maximizar o local. A colocação de escadas com trilhos auxiliam a encontrar produtos que estão armazenados no alto. E são bons porque tem a possibilidade de colocar mais de uma unidade dando mais viabilidade para o trabalho da equipe de vendas. O que não seria possível caso o trilho fosse estático na seção de estoque.
6. Crie um método de trabalho
Uma boa solução para o estoque é criar um método para organizar onde e como deverá ser colocado cada íten. Você pode optar por separar seus produtos por departamento, cor, tamanho, estilo, etc. Com o procedimento analisado, crie meios para que toda a equipe cumpra já que todos os funcionários entram nesse local.
Em loja de roupas femininas é interessante dividir ainda mais essas seções por malhas e jeans (que foram dobrados) e vestidos, blusas e calças (que foram penduradas).
Depois de escolher seu método de trabalho, fique atento, especialmente se tiver um estoque grande
7. Controle climático para um estoque grande
Se sua loja tem um estoque grande manter um controle climático será essencial para manter todos os seus produtos em perfeita condições. Além, claro, de amenizar o calor de funcionários que precisam trabalhar longas horas por lá. A climatização vai contribuir para um dia mais produtivo.
8. Forneça uma iluminação excelente.
Por ser um local onde os clientes não entram ou quase não entram, muitos lojistas deixam o estoque muito esquecido no quesito “iluminação. Uma boa luminosidade cria um ambiente mais seguro para todos e claro, será bom para encontrar o produto mais rápido, principalmente aqueles ítens pequenos. Com uma boa luz, itens pequenos, fáceis de escorregar e ficar perdidos em algum cantinho não vai acontecer.
Vale ressaltar que as perdas não acontecem só aqui. Elas podem ocorrer em diversos momentos da operação da loja, desde o momento do recebimento de mercadoria, até o instante que ela passa pelo PDV. Previna-se o máximo que puder para não prejudicar os resultados da empresa
9. Mantenha os clientes fora desse local
Embora lá não é lugar de cliente, sempre há um desavisado que entra sem querer ou insiste em visitar toda a loja para conhecer. Se isso acontece em sua loja, tente ao máximo evitar.
Embora não pareça, é um lugar perigoso e pode abrir todos os tipos de processos por negligência se um cliente se machucar lá dentro. Melhor mantê-los fora. Além disso, ninguém realmente quer ver como a salsicha é feita.
10. Mantenha todas os instrumentos necessários dentro do estoque
Em dias de recebimento de mercadorias, muita coisa vai acontecer naquele lugar. Desembalar, encaixotar, dobrar, imprimir, remarcar, dente outras. Você precisa ter certeza de que todos os equipamentos para realizar essas tarefas , desde cortadores de caixa e pistolas de etiquetagem até grampeadores e perfuradores estarão lá para a realização do trabalho. Marque todos os materiais colocando dados do departamento a qual pertencem. Assim, caso usem algum objeto de escritório ou de outra, essa marcação irá garantir que serão devolvidos para o devido lugar.
11. Crie uma área de expedição e recebimento “controlável”
Se sua loja for apertada será dificil para os funcionarios exercerem suas funções e pode gerar um certo “descontrole” na hora de recebimento e envio de mercadoria. Caso consiga, crie um espaço para esse fim.
Já visitamos lojas que usavam mesas de padaria dobrável. Elas são removíveis e fáceis de desmontar e podem ser usadas sempre que precisarem.
12. Utilize espaços inesperados para armazenamento.
Se sua loja tiver um pé direito alto, com um bom planejamento conseguirá criar um espaço extra. Esse local poderá ser usado para guardar decorações, caixas ou outros itens reutilizáveis e até mesmo mercadorias. Nesse caso, deve ser realizado algumas politicas de organização para garantir que nada saia do controle. Assim conseguirá certificar de que seu estoque funcione com eficiência, em vez de se tornar um buraco negro caótico no qual você tenta não pensar.