8 Dicas para vender mais no início do ano

Muitos comerciantes consideram o mês de janeiro um “mês de ressaca”, ou seja, é um período com pouco fluxo de vendas.

Isso acontece porque há um estímulo de compras no consumidor no mês de dezembro  em razão das festividades. Afinal, muito se gasta no final do ano por conta de festas (Natal e Ano Novo).

Em vista disso, no primeiro mês do ano, a busca dos clientes por produtos diminui consideravelmente em todos os setores do comércio da moda – mais isso não significa que você vai ficar sem vender.

Ações para virar o jogo

8 Dicas para vender mais no início do ano

Com boas estratégias, criatividade e plano de ações, é possível virar o jogo e continuar faturando nesses meses de janeiro e fevereiro, que são, tradicionalmente, ruins para o mercado da moda.

Para mudar esse cenário, utilize os meios de comunicação como: Instagram, Facebook, Google e e-mail marketing para divulgar o que sua loja está oferecendo de ofertas e promoções e mostre as vantagens que usufruirão com seus produtos.

Com essas ações, você verá que mesmo pessoas que não planejavam gastar, vão passar na sua loja para uma visita e levará uma peça, aproveitando a promoção “imperdível”. Além disso, as notícias são velozes e “correm de boca em boca” e o cliente pode ser a ponte entre sua loja e novos possíveis consumidores.

Momento de trocas de produtos

Não obstante, é comum os consumidores irem às lojas – em janeiro – para trocar os presentes que ganharam. São vários os motivos:  a camiseta que não caiu muito bem, aquela calça que não gostou ou o sapato que não serviu certamente retornarão para a loja.

Nesse caso, é preciso preparar o ambiente para dois cenários que podem acontecer simultaneamente: a troca de produtos e a venda de outros. Assim sendo, um bom planejamento vai ajudar muito nas ações de troca e de venda de outros produtos.

Para isso é necessário que todos os itens em promoção estejam devidamente catalogados no sistema de gestão, organizados no estoque e colocados em lugares estratégicos dentro da loja. Com essa preparação, sua equipe investe mais tempo em vender e não somente fazer as trocas.

Dito isso, trabalhar uma política de troca e devolução bem estruturada e que seja transparente é de extrema importância para que você tenha sucesso com o seu negócio, além de assegurar a confiabilidade e satisfação do consumidor.

Mas antes, vamos te mostrar o que diz a legislação do Código de Defesa do Consumidor sobre a troca de produtos, se faz necessário e é de extrema importância tanto o conhecimento, entendimento e reflexão sobre esta lei:

O que a Lei diz sobre a troca de produtos prevista no art. 18?

“Prevista no art. 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a troca de produtos após a compra é uma prática comum.  A legislação afirma que fornecedores de itens duráveis ou não duráveis respondem pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo.” Troca de mercadorias: o que diz o Código de Defesa do Consumidor | Metrópoles (metropoles.

À vista disso, a primeira questão a considerar é que a troca de produto está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

Salienta-se que a lei protege o cliente sim, mas sua loja também é resguardada. Para que tudo isso aconteça da melhor maneira possível, mantenha sua equipe afinada com os direitos e deveres do consumidor.

Confira abaixo 8 dicas para lucrar mais durante o período de trocas!

1.Prepare sua loja para receber o público que virá trocar os produtos

A troca de produtos é uma função normal das operações das lojas de calçados e roupas. E por ser sempre assim, os varejistas devem tratar as trocas como uma oportunidade para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas futuras.

Uma excelente dica para vender melhor é reunir no mesmo espaço itens que se relacionam criando microambientes no seu ponto de vendas – PDV, como por exemplo: ternos e gravatas, jeans e camiseta, dentre outros.

Assim você conseguirá estimular outros sentidos do cliente ajudando-o a localizar opções sobre as quais nem estava pensando.

Nesse caso, ao utilizar um espaço especial para vender os produtos parados no estoque, você ajuda a influenciar a escolha do seu cliente.

2. Auxilie o cliente na troca de produto

Para criar uma experiência gratificante para você e uma venda bem-sucedida para sua empresa é necessário auxiliar e   orientar os clientes para as decisões de compra corretas.

Isso porque, muitas vezes, o consumidor não tem certeza do que deseja com a troca de produto. Portanto, esteja à disposição para ajudar seu cliente a encontrar o que procura.

A troca de produto pode ser uma oportunidade para aumentar as vendas no início do ano. Para que isso aconteça, de fato, você deve criar estratégias para possibilitar que ele vá além da troca do produto.  Talvez ele compre na hora ou volte depois. O importante é idealizá-lo.

3. Utilize várias formas de pagamento

Dê opções de produtos, mas também de como pagar por eles. Hoje, no Brasil, há diversas formas de pagamento, e oferecer uma variedade de métodos de recebimento pode dar-lhes a flexibilidade que desejam e levar mais oportunidades de vendas. Não se esqueça dos boletos, crediário, crédito e débito, cartões-presente, pix e muito mais.

Com a tecnologia, os recursos para pagamentos estão se expandindo. Avalie o que pode ser adotado em seu ponto de vendas – PDV.

4. Descontos e promoções para produtos que estão parados no estoque

Aproveite para colocar em evidência todos os produtos que estão parados em seu estoque. Janeiro é um ótimo mês para dar descontos e fazer promoções.

Essa estratégia também é considerada como uma excelente maneira de aumentar as vendas no início do ano. Além de possibilitar que um produto de giro insatisfatório seja vendido, permite vender todo o estoque remanescente do ano que findou para poder solicitar uma nova coleção.

Para obter o sucesso nas vendas você deve:

  • Fazer liquidações inteligentes;
  • Fazer ofertas direcionadas a clientes potenciais;
  • Fazer um raio-x do estoque;
  • Planejar suas ações;
  • Ficar de olho no interesse do seu cliente;
  • Fazer vendas casadas.

A função do desconto é ser um chamariz de clientes para dentro de sua loja. É uma ótima forma de fazer a mercadoria girar e ganhar um reforço para seu caixa.

5.Atendimento ao cliente

Não é porque os produtos estão em promoção, que o atendimento tem que ser ruim!

Sua equipe precisa compreender que o atendimento ao cliente deve ser a “menina dos olhos” de sua loja. Com uma boa recepção, as vendas e o número de clientes tendem a aumentar.

Por isso, oferecer um ótimo atendimento ao cliente significa saber quem são e o que eles querem. Isso posto, você pode ir além do “mercado-alvo” e aprender definitivamente muito mais sobre eles.

Ouça-os com atenção e você irá entendê-los completamente. Dessa forma saberá como atrair mais clientes para gerar um bom movimento de vendas.

E quando você os obter –faça o seu melhor para não que não os perca. Por que? Porque é graças aos clientes que o seu negócio faz sentido e tem a chance de sobreviver

6. Encontre o lado bom nas devoluções

Aproveite o momento das devoluções para aumentar sua receita. Se o cliente quiser devolver um item de R$ 20,00 (vinte reais), veja se ele deseja algo similar, com um preço maior, mas que tenha mais valor agregado.

O ideal é deixar o cliente feliz com a troca feita. Assim você vai garantir que sua marca construa lealdade perante seu público.

7- Controle de Estoque

O estoque é um dos principais fatores com os quais empresas de comércio precisam se preocupar.  Ele é um dos maiores custos de capital de qualquer loja de calçados e roupas.

E se você ainda tem estoque do ano anterior, prepare uma boa estratégia e aproveite esse início do ano para fazer promoções. Essa é uma das medidas mais eficazes e eficientes para vender produtos que estão parados no estoque.

Mas faça as contas para que a sua promoção não te deixe no prejuízo! Afinal, o objetivo deve ser justamente o contrário: lucrar!

Com boas ofertas, as pessoas já entram em sua loja com a intenção de comprar. Aproveite esse momento para vender também, produtos que não estão na promoção.

Assim, seu negócio manterá um fluxo de caixa saudável e um giro de estoque sempre com o menor número possível de itens encalhados

8- Como um sistema de gestão integrada pode facilitar o processo de devolução

Um sistema de gestão auxilia muito no processo de trocas e promoções. Ele permite que você tenha o controle de todas as informações pertinentes aos produtos mais vendidos, produtos parados a dias e muito mais.

Se você quer facilitar sua vida e ter tempo para elaborar e melhorar suas estratégias, conheça o Sistema SGA. Com ele as trocas ficam muito mais fáceis. E se você tem mais de uma loja, poderá dar a opção do consumidor fazer a troca no local mais satisfatório pra ele.

Com o Software SGA você identifica no cupom de troca ou em descritivos no balcão do caixa, as lojas (ou a loja) onde ele pode trocar o produto, caso seja necessário. 

Software SGA já está parametrizado para gerar nota fiscal (NF-e) de entrada ao efetuar uma troca ou devolução para o consumidor. Neste caso, você precisará, obrigatoriamente, dos dados do cliente. Assim o sistema vai permitir a efetuação do cadastro, de forma rápida e prática para que o processo seja ágil e não cause estresse ou quaisquer incômodos ao consumidor, que sabemos, não gosta de ficar esperando.

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Tânia Gonzaga

Jornalista

Tania

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