Janeiro é mesmo um mês fraco para vendas? Muitos comerciantes de moda acreditam que sim. Após o pico de consumo das festas de dezembro, o início do ano costuma ser marcado por baixo movimento nas lojas. Mas a verdade é que, com as estratégias certas, é possível vender mais no início do ano e transformar esse período em oportunidade de lucro.
Por que vender mais no inicio do ano parece difícil?

O mês de janeiro é conhecido por ser um período de baixo consumo. Após tantos gastos com o Natal e o Ano Novo, o consumidor tende a segurar as compras. Mas isso não significa que sua loja precisa ficar no prejuízo.
A troca de presentes, as promoções de início de ano e a preparação para novas coleções são excelentes oportunidades para atrair clientes e vender mais no início do ano. O segredo está em planejar bem e divulgar suas ações com inteligência.Com boas estratégias, criatividade e plano de ações, é possível virar o jogo e continuar faturando nesses meses de janeiro e fevereiro, que são, tradicionalmente, ruins para o mercado da moda.
8 dicas para vender mais no início do ano e aproveitar o momento de trocas
1. Prepare sua loja para receber quem vai trocar produtos
Janeiro é o mês das trocas. Muitas pessoas vêm devolver presentes que não serviram ou não agradaram. Por isso, aproveite esse fluxo para fazer novas vendas.
Crie espaços estratégicos com combinações de produtos (camiseta + calça, vestido + sandália, etc.) e estimule o cliente a explorar novas possibilidades. Isso aumenta o tempo de permanência na loja e, com isso, o ticket médio.
2. Oriente o cliente durante a troca

Clientes nem sempre sabem o que querem ao fazer uma troca. Por isso, ofereça um atendimento consultivo, entenda a necessidade e ajude na escolha.
Assim, a troca deixa de ser apenas uma devolução e se transforma em uma venda maior. Muitas vezes, o cliente acaba comprando mais de um item — ou volta depois com novas intenções de compra.
3. Ofereça diversas formas de pagamento
Facilite a decisão do consumidor. Em um cenário de contenção de gastos, a flexibilidade no pagamento pode ser decisiva para fechar uma venda.
Ofereça:
- Crédito e débito
- Pix
- Boleto
- Cartão presente
- Crediário
Avalie o que melhor se aplica ao seu ponto de venda e comunique bem essas opções.
4. Faça promoções inteligentes para girar o estoque
Use janeiro para liquidar produtos encalhados e abrir espaço para as novas coleções. Mas cuidado: queimar estoque não significa prejuízo. Planeje bem suas ações promocionais.
Dicas práticas:
- Faça um raio-x do estoque
- Crie ofertas com foco em produtos com baixa saída
- Monte kits ou combos para vender mais
- Faça liquidações relâmpago e divulgue no Instagram e WhatsApp
Vender mais no início do ano também passa por saber o que precisa sair da prateleira.
5. Invista no atendimento ao cliente
Promoção não justifica atendimento apressado. Pelo contrário, essa é a hora de encantar o consumidor, mesmo em trocas ou devoluções.
Clientes bem atendidos voltam. E falam bem da sua loja. Por isso:
- Treine sua equipe para ouvir e entender o cliente
- Mantenha o bom humor mesmo com filas
- Valorize a experiência, não apenas a venda
6. Transforme devoluções em oportunidades
Quando o cliente pede devolução, não perca a chance de encantá-lo. Ofereça algo similar com maior valor percebido, apresente novidades e fale das vantagens da nova peça.
Mesmo se não houver troca imediata, você plantou uma boa impressão. Isso conta muito para a fidelização.
7. Organize o estoque para vender com agilidade
Um estoque organizado é essencial para aproveitar o fluxo do início do ano. Assim, você ganha tempo, evita frustrações e foca no que realmente importa: vender mais.
Utilize um sistema de gestão para:
- Classificar produtos em promoção
- Identificar itens parados
- Controlar a reposição de mercadorias
Com essas informações, você monta melhores campanhas e acelera as vendas.
8. Use um sistema de gestão para agilizar as trocas e aumentar o faturamento
Vender mais no início do ano exige organização. E um sistema de gestão pode ser seu maior aliado.
Com o SGA – Software de Gestão para Moda, você:
- Automatiza o processo de troca
- Gera nota fiscal de devolução com rapidez
- Controla o estoque em tempo real
- Permite trocas em diferentes unidades, se tiver mais de uma loja
Além disso, o sistema já identifica no cupom quais lojas aceitam a troca, tornando tudo mais fácil para o cliente. E quanto melhor a experiência, maior a chance de novas compras.
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