A IMPORTÂNCIA DE MANTER A BASE DE CLIENTES SEMPRE ATUALIZADA NO SISTEMA

Pouco se fala sobre o momento do cadastro. Mas ele é de extrema importância para o planejamento das próximas ações, já que com os dados obtidos pode-se criar ofertas personalizadas, entrar em contato para receber feedbacks, e até visualizar o grau de aceitação de cada produto por seus consumidores. Para reduzir as chances de ocorrer impasses em seu comércio, é recomendável a manter o cadastro de clientes atualizados por um simples motivo: tendo as informações destes, é possível realizar a conferência de dados pessoais, histórico de compras, facilitar a comunicação e não perder a oportunidade de vender novamente para eles e muito mais.

A IMPORTÂNCIA DE MANTER A BASE DE CLIENTES SEMPRE ATUALIZADA NO SISTEMA

Por isso evidenciamos que os dados dos clientes são um dos ativos mais importantes e estratégicos do seu negócio. É lá que terá condições de saber quem é, de fato, o seu público-alvo. Isso porque é lá que contém informações essenciais sobre o relacionamento comercial da sua loja/rede de lojas com seus clientes.

Além disso, para que você consiga alcançar os resultados desejados, é necessário colher todos os dados das pessoas que realmente interessam para sua empresa.

Fato é que, sem os clientes, sua empresa não consegue crescer, e a ficha cadastral é a ferramenta perfeita para manter um bom relacionamento.

Em outras palavras, para manter os dados atualizados é necessário, monitorar e avaliar informações de todas (ou quase) todas as pessoas que compram da sua loja.

Como sua loja lida com o histórico de clientes?

As informações sobre os clientes são muito importantes e precisam de cuidado, já que implicam diretamente no aumento das vendas.
Mas, como atingir esse objetivo se seus clientes não recebem nenhuma informação das promoções e novidades? Se você não sabe quem é o seu cliente, fica bem mais difícil elaborar uma estratégia para conquistá-lo. Para oferecer essa experiência de ponta a ponta centrada no cliente, lojas de calçados e roupas precisam de uma fonte confiável para os dados de seus clientes. 

Para se ter uma idéia da importância dos dados basta você lembrar de que, em algum momento, já recebeu um e-mail de uma loja em que comprou, um telefonema de um vendedor atencioso e até convites exclusivos e brindes só porque a loja tinha seu dado. Como isso aconteceu? Por meio do cadastro de clientes, que ele colheu de você, quando esteve lá. É a forma mais barata que vai auxiliar sua equipe a relacionar melhor com essas pessoas e, assim, fazer com que as vendas sejam maiores e mais qualificadas. Percebeu como é importante?

Tenha total conhecimento do cliente

Contudo, sabemos que obter insights concretos sobre a mente dos clientes é extremamente difícil. E sabemos também que quanto mais conhecê-lo, melhor poderá vender para eles. Se você sabe exatamente o que faz, saberá destacar os sentimentos do seu cliente-alvo: seus medos, desejos, rotinas, hábitos, lutas, amigos, família, interesses, gostos, desgostos e excitações.

Utilize esses destaques e melhore sua   experiência com o cliente aproveitando ao máximo todas as informações adquiridas criando os métodos certos e focando nos principais pontos de dor para aumentar as receitas e ficar muito além da concorrência.

Para isso, colete informações de relevância para o seu empreendimento, das quais podemos citar: 

  • Nome; 
  • E-mail;
  • Celular;
  • Profissão;
  • Endereço. 
  • Número que calça
  • Número que veste
  • Comportamento de compras e compras anteriores.

E outras informações que julgar necessárias.

Por que manter os dados do cliente sempre atualizados

No cenário digital complexo e em constante evolução de hoje, as empresas de calçados e roupas precisam   aproveitar os dados disponíveis para obter insights inestimáveis sobre seus clientes que os ajudarão a ampliar seu alcance. Use o sistema para acessar as informações. É para isso que uma plataforma de dados do cliente, ou CDP, foi projetada no Software SGA.

Com dados atualizados será mais fácil:

  • Projetar um produto melhor
  • Aumentar suas conversões.
  • Atrair mais público conhecendo suas expectativas.
  • Ter uma boa comunicação com os clientes.
  • Fornecer um excelente atendimento ao cliente

Como manter os dados atualizados dos clientes?

Adquirir novos clientes não é tarefa fácil. Para isso você deve ter em mente que a única maneira comprovada de construir relações de confiança com essas pessoas é se comunicar com elas. Mas comunicar o que? Mantenha-os informados dos descontos, eventos e outros lembretes promocionais.

Faça o seguinte:

  • Primeiro, peça os dados do cliente no momento da venda.
  • Em segundo use um sistema que funcione de acordo com a demanda de lojas de calçados e roupas
  • Em terceiro lugar, tenha o hábito de fazê-lo.
  • Em quarto lugar, certifique-se de dar-lhes uma boa razão para tomar seus detalhes.
  • Em quinto lugar, ligue para seus clientes pelo menos uma vez por ano e atualize seus dados.
  • Por fim, certifique-se de que há alguém responsável por manter os registros dos clientes atualizados.

Conte com uma ferramenta de gestão

Já se foi o tempo em que os dados dos clientes ficavam armazenados em planilhas. Hoje em dia, já existe o software de gestão, também conhecido como ERP, que coleta informações dos clientes online e as armazena em um banco de dados seguro.

“Um sistema de gestão é um programa de computador que ajuda a cuidar das atividades de uma empresa. Ele é um software inteligente que tem como objetivo facilitar as atividades do dia a dia, automatizando o máximo de processos possível”.

Por exemplo, fornecemos para o mercado o SGA- Sistema voltado para facilitar a vida dos empresários da moda – lojas de calçados e roupas.  Ele nos permite armazenar todas as informações que uma empresa precisa desde os dados dos clientes até as vendas diárias das lojas.

Com isso, utilizar um sistema de gestão extrapola o caráter “dados do cliente”. Os benefícios de usar o sistema de Gestão SGA são vários dentre eles, possibilitar uma rotina mais produtiva e eficiente, obter mais controle dos setores de compras e vendas, otimizar tempo, alinhar metas e objetivos através de uma interface segura.

Além de todos esses recursos, temos excelentes soluções para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, emissão de relatórios via smartphones que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo.

Dicas SGASoft

Observe como sua loja tem feito o cadastro de seus clientes. Através de um cadastro bem feito e sempre atualizado sua empresa se beneficia com a :

1- Fidelização dos clientes – facilita o processo de vendas e terá suporte para uma visão estratégica

2- Saber das preferências – terá dados para planejar campanhas direcionadas conhecendo as preferências e o que realmente desperta atenção do seu público.

3- Sair do achismo – sem dados concretos e reais as chances das ações não surtirem efeitos são enormes.

4- Frear inadimplência – Com um bom cadastro você conseguirá observar melhor a situação de cada um e quais possuem negócios pendentes, dentre outros.

Entendeu a importância de se manter o cadastro dos clientes sempre atualizados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *