Como a moda pode influenciar as vendas em sua loja

O mundo da moda é dinâmico e o varejista que atua neste segmento precisa estar atento às novidades e tendências.

Por ser um ramo ultracompetitivo, é imprescindível que todo empresário do ramo de lojas de calçados e roupas tenha habilidade e perspicácia para acompanhar as tendências, tendo em vista que elas são o fio condutor que guia e movimenta a indústria da moda.

E para que tenha sucesso nas vendas, os gestores precisam estar conectados ao que as pessoas tendem a gostar e ao que desejarão comprar. Segundo a coordenadora nacional de Varejo da Moda do Sebrae, Wilsa Sette “…o empresário deve conhecer a fundo o gosto, o comportamento e o estilo do seu público-alvo.” Esse conhecimento vai te ajudar a se planejar a fim de não ficar com estoque encalhado além de atrair mais clientes para sua loja.

Quer ter mais informações sobre as tendências da moda?? Então continue lendo esse artigo

Se você é empresário do ramo de lojas de calçados e roupas e quer dar uma guinada nas vendas, reavalie a escolha dos produtos. Essa dica vale tanto para quem está começando quanto para quem está no mercado. Faz-se mister ressaltar que, definir no que apostar para a próxima coleção de moda é um desafio. A moda não é algo estático e como parte importante da cultura, ela muda sempre. A humanidade muda, a moda acompanha!

E é exatamente por isso que a roupa tem vida útil. É um bem não durável e que precisa ser reposto de tempos em tempos.

Do calçado ao vestuário, as marcas estão constantemente produzindo peças com o consumidor em mente. As tendências estão sempre evoluindo e com isso, a indústria está em constante estado de movimento. 

O que é tendência

A palavra tendência vem do verbo “tender”: tender a alguma coisa. É o termo para o que estamos propensos a aderir, escolher

“Tendência de moda é o que se usa e se consome em determinado momento. São peças de roupas, acessórios, calçados, além de cores, formatos e materiais presentes no gosto de determinado público em uma estação do ano ou época específica. Esse modo de vestir pode ser notado em diversas mídias, como em revistas, desfiles de moda, em novelas na TV, mas, acima de tudo, nas ruas.”  O que são tendências de moda? – Ateliê Bellucci (ateliebellucci.com.br)

Simplificando, tendências de moda são estilos que se tornam populares o que significa que muitas pessoas querem usar em um determinado ponto no tempo.

Tendência de moda para 2023

Imaginar o futuro, por mais próximo que ele esteja, é provocante e até fatigante. E no que se refere à tendência de moda, beleza e comportamento é ainda mais difícil. Porém, grandes especialistas no assunto conseguem ver claramente o que vai virilizar na moda em 2023.

É na Paris Fashion Week que os estilistas renomados mostram as novas tendências da estação. Para tanto, acontece o desfile de moda verão 2023. Tause Daniel, especializada em alta-costura, afirma que “a sensualidade ficará em evidência no verão, com transparências e recortes nas peças. Uma moda que se entendia como vulgar, agora volta sem timidez às passarelas, com roupas coladas, super recortadas e marcadas”.

A moda Dopamina

A cor preta também vai brilhar. Conhecido como dopamine fashion ou dopamine dressing que se traduz em português para “moda dopamina” vai voltar com tudo no próximo ano, principalmente durante as estações mais frias. É claro que os looks pretos nunca sairão de moda. Mas, em 2023 eles estarão mais em alta do que nunca. Primavera/verão 2023: o que esperar das semanas de moda internacionais (metropoles.com).

Assim sendo, levantamos 7 dicas que vão te ajudar a posicionar melhor no mercado da moda

1-Identifique seu público-alvo e arrase nas vendas

Se você está há muito tempo no mercado, certamente já passou ou está passando pela fase de identificação do seu público- alvo. Mesmo que sua empresa já possua uma lista gratificante de clientes fiéis, o objetivo é sempre aprimorar e expandir. Afinal, se está bom, pode melhorar, não é mesmo?

Porém, para aumentar as vendas em sua loja de calçados e roupas é essencial antecipar suas buscas pelas tendências de moda tendo como parâmetro o seu cliente. Eles são a força vital do seu negócio. Se você não os conhecer, as chances de obter o sucesso de que tanto almeja, pode cair por terra.

Embora perseguir vários públicos possa parecer atraente, a falta de decisão de sua parte afetará negativamente seu financeiro, sem mencionar o esgotamento de seus recursos e pessoas.

Uma vez que você decida exatamente a quem atacar, todo o resto vai se ajeitar. Então, prepare seu calendário e programe-se com o ciclo da moda para arrasar nas suas vendas!

2-Cultive a lealdade dos clientes

Conquistar um cliente certo é uma oportunidade de garantir não só estabilidade, mas um aumento de faturamento considerável e de longo prazo para sua loja. Clientes leais oferecem uma série de benefícios muito além de simplesmente aumentar a frequência e quantidade de dinheiro que gastam em seu estabelecimento.

Em casa estação, surpreenda seus clientes com uma moda interessante, envolvente e sedutora. Assim você estará construindo uma excelente reputação para sua loja e as chances de você alcançar seus objetivos nas vendas e na conquista de novos consumidores são enormes.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, clientes fidelizados podem representar aumentos de até 95% no faturamento de empresas. Eles estão mais dispostos a:

•          Defender sua marca — através do boca-a-boca e nas redes sociais;

•          Ser mais compreensivos – vão perdoá-lo e ficar com você, desde que você lide com problemas da maneira certa.

•          Acreditam na qualidade do produto que oferece — eles estão perfeitamente posicionados para fornecer feedback chave para ajudá-lo a melhorar.

3- Aproveite as mídias sociais:

Uma forte presença no ambiente digital faz toda a diferença para apresentar a nova coleção da sua loja. Elas são uma poderosa ferramenta para empreendedores que querem alcançar uma ampla visibilidade de seus produtos. Por esse motivo, é extremamente importante que você consiga identificar em qual mídia está seu alvo.

Atualmente a lista de redes sociais de alto consumo é diversificada, com plataformas como TikTok, Instagram, Facebook, Twitter, Kwai, entre outras. Para tal finalidade:

•          Crie uma identidade visual para o perfil da sua loja

•          Publique conteúdos relevantes e de qualidade;

•          Conte com um calendário editorial;

•          Sempre responda os seus seguidores;

•          Integre o perfil na rede social ao site da sua loja

4 -Mantenha uma boa relação com seus fornecedores

Não navegue em águas desconhecidas. Em se tratando de negócios, fazer uma análise minuciosa dos fornecedores é extremamente necessária. Certifique-se de que eles são capazes de entregar seus pedidos com prazo curto e que atenda às suas necessidades. O lead-time precisa ser reduzido, principalmente quando se trata de produtos da moda que estão em alta. Com uma boa relação conseguirá negociar preço e prazo e ter sempre um estoque atual, com as últimas tendências. Em razão disso:

•          Fique de olho em todas as oportunidades que pode passar em seu caminho – em um bom relacionamento cliente-fornecedor eles farão o mesmo por você.

•          Torne seu negócio importante para seus fornecedores e eles trabalharão mais para você. Alguns podem oferecer melhores ofertas se você comprometer usá-los exclusivamente.

•          Ajude-os enviando os pedidos de seus produtos em tempo hábil…

5- Faça um planejamento de troca de estações para que não sobre ou falte produtos no estoque

A primeira coisa a fazer para ter sucesso com as vendas de cada nova coleção é planejar todos os passos para que tudo seja feito no tempo certo.

Diante disso, faça a divulgação das peças, crie promoções, treine a equipe, negocie prazos com os fornecedores e faça a gestão do estoque.

Para adquirir mercadorias que “voam das prateleiras” é necessário considerar fatores como as tendências, demandas de mercado, público-alvo e preço.

Aproveite para organizar sua loja estrategicamente quando os produtos da nova coleção chegarem.

6-  Aproveite ao máximo a entrada e a vitrine da sua loja

Exponha, na entrada da loja, itens chamativos que salta aos olhos. A organização precisa ser orgânica para tornar mais fácil o acesso aos produtos que os clientes procuram, e inteligente, para tirar proveito da influência que o posicionamento dos itens tem nos consumidores.

Ao mesmo tempo, a vitrine pode contar com elementos e símbolos que “falam a língua” da nova tendência ou estação. Para facilitar a sua tomada de decisão, use um sistema de gestão que facilite o dia a dia do ponto de vendas.

7 – Como um sistema de gestão pode ajudar a sua loja durante o lançamento da nova coleção?

Construído para atender uma loja ou rede de lojas de calçados e roupas, o Sistema SGA te ajuda a ter um controle de tudo o que acontece dentro de sua empresa sem tirar o foco do que mais importa: vender.

Nesse sentido, vale a pena conhecer nosso software. É a ferramenta perfeita para te auxiliar a gerenciar o lançamento de novas coleções, tendo maior facilidade para acompanhar o estoque, fluxo de caixa (entrada e saída) de forma prática e segura.

Tânia Gonzaga

Jornalista

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