Dia das crianças no comércio: veja 5 dicas para alavancar suas vendas

Dia 12 de outubro comemoraremos o Dia das Crianças e faltam poucos dias para uma data considerada de extrema importância para o varejo de moda infantil.  Isso porque, todo ano, a compras se intensificam nos dias que a antecedem.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Senac de Minas Gerais, mais de 75% dos consumidores optam por fazer as compras do Dia das Crianças apenas na semana do dia 12 de Outubro.

Por isso, é imprescindível preparar o seu negócio para receber bem os consumidores, aumentar suas vendas e gerar bons lucros.

É preciso lembrar que essa é a principal celebração que antecede o Natal. Uma data comemorativa que também movimenta a compra de brinquedos, roupas e calçados para crianças.

Só para se ter uma ideia, em uma pesquisa feita pelo Jornal “O Tempo”, o “Comércio espera faturar R$1,67 bilhão com incremento de até 8% nas vendas. Lucro alto com Dia das Crianças | O TEMPO

Então, siga as dicas abaixo e aumente seu lucro no mês das crianças

A origem do Dia das Crianças

“A comemoração do Dia das Crianças acontece em todo mundo. No entanto, embora exista uma data de comemoração internacional, cada país escolhe uma data para celebrar esse dia importante.

Dessa forma, vale lembrar que de acordo com a decisão da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estabeleceu-se o dia 20 de novembro como a data oficial para a comemoração do Dia Internacional da Criança.

Além disso, a data faz referência à Declaração dos Direitos da Criança. Isso porque em 1959, nessa mesma data oficializou-se essa Declaração importante. Sendo assim, a data representa os direitos à educação, amor, alimentação e estrutura, que toda a criança precisa ter para conseguir uma infância saudável” Comemoração do Dia das Crianças – Brasil123

O Dia das Crianças no Brasil

É importante lembrar que o dia 12 de outubro coincide com o Dia da Padroeira do País, Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional. Por conta disso, a data costuma movimentar as famílias que se planejam para curtir a folga, especialmente com os filhos. Apesar de serem comemoradas no mesmo dia, o Dia das Crianças não possui nenhuma relação com o feriado nacional de 12 de outubro.

Itens que mais vendem

As datas comemorativas são verdadeiras impulsionadoras no movimento do mercado. Espontaneamente, os setores que mais vendem nesse período são os de roupas, brinquedos, calçados, games e doces. Para especialistas do Sebrae, mesmo aqueles negócios que não estão diretamente ligados à data podem se beneficiar com estratégias de venda e fidelização de clientes

1-Aposte na decoração da vitrine e no interior de sua loja

Para além da fachada da loja, é importante que você consiga manter a atenção do cliente em seu interior. E já que estamos falando do público infantil, nada melhor do que fazer isso com uma decoração interativa e empolgante. Isso porque, ela é importante para atrair a clientela infantil e, consequentemente, despertar o desejo de compra nos pais.

Por esse motivo, a decoração do dia das crianças é a escolha mais importante quando pensamos nos preparativos para alavancar as vendas. Lembre-se que é uma data que precisa de uma ornamentação lúdica e divertida. A proposta é explorar cores e personagens do momento, conhecidos pelo público infantil.

Mas atenção: o exagero de informações nunca é bem-vindo.  A criança não é a única que deve se interessar pela sua vitrine; afinal, são os pais que comprarão os produtos.

2-Invista em promoções

As promoções são sempre atrativos que levarão os consumidores para dentro de sua loja. E para o Dia das Crianças não é diferente. Nada melhor que investir em promoções e brindes especiais para atrair mais clientes. Esse dia pede ações que estimulem o consumo, principalmente quando são por tempo limitado. Afinal, quem não gosta de uma promoção, né? Sendo assim, associar sua venda a um brinde ou combinar produtos de modo a oferecer um desconto é uma forma muito interessante de potencializar as suas vendas. Pense em promoções e brindes divertidos, que fazem parte do universo infantil. Tais brindes pode ser incorporados a um determinado valor de compra na ação “compre e ganhe”, na indicação de um amigo que comprar na loja e muito mais.

Por isso, se puder, considere oferecer:

          kits de produtos do mesmo segmento;

          combos promocionais;

•          descontos em itens específicos;

          frete grátis e/ou expresso (entrega mais rápida).

3- Esteja presente na internet

Sabendo-se que a presença das pessoas nas mídias sociais torna-se cada vez mais expressivas, ampliar o seu negócio em outros canais de venda é  vantajoso.  Isso porque os consumidores que descobrem sua loja no decorrer de uma pesquisa têm mais chances de se tornarem seus clientes. Por outro lado, os consumidores online que não encontrarem sua loja de comércio eletrônico durante a pesquisa provavelmente comprarão os produtos ou serviços de seus concorrentes.

Para o Sebrae: “A internet é um importante canal no posicionamento de uma marca, ampliando acesso ao mercado para oferta de produtos e serviços e auxiliando na construção do relacionamento com o cliente, independentemente de barreiras geográficas.” Por que sua empresa deve estar na internet – Sebrae

4-Varie as formas de pagamento

Verifique se as formas de pagamento que sua loja oferece, facilita a vida de seus clientes/consumidores.  Além de um preço competitivo, os meios de pagamento facilitados e atraentes é algo vital para qualquer tipo de consumidor.

Pensando nisso, ofereça as praticidades que hoje em dia todo mundo procura no ato da compra, como o parcelamento, boleto bancário e desconto à vista e pix com desconto –  avalie e lembre-se que o pix chegou para diminuir as taxas de bancos. Aliviar o bolso do consumidor com a facilidade de pagamento deve sempre ser uma estratégia a se levar em conta quando o objetivo é vender mais, já que não é apenas o preço que importa. O comerciante precisa ficar atento ao comportamento do consumidor, que prioriza pagamento à vista e que por isso espera desconto

5-Aproveite o estoque parado

Datas comemorativas são perfeitas para desafogar o estoque e esta é uma excelente oportunidade para você analisá-lo e verificar quais mercadorias estão encalhadas há um tempo.

Aproveite a ocasião para fazer promoções desses itens para gerar rotatividade. Além de aumentar o seu faturamento, você ainda resolve esse probleminha no departamento.

O importante é garantir que os produtos estejam disponíveis em quantidades suficientes para atender a demanda e necessidades da data. Perder vendas por atraso ou falta de mercadoria está fora de cogitação.

6- Automatize as ações de sua loja com um sistema de gestão

Com um software de gestão, você fica sabendo de tudo o que tem em seu estoque bem como quais produtos estão parados. Para tanto, é importante escolher o software cuidadosamente para que ele corresponda às necessidades do seu negócio

Por isso te convido a conhecer o sistema SGA, especializado em atender aos empresários do ramo da moda. Seja uma única loja ou cadeias de lojas de calçados, roupas e acessórios nosso software está apto para seu negócio gerenciando eficientemente as operações de lojas complexas do dia-a-dia.

O software SGA possui excelente sistema de ponto de venda que aumenta as vendas por checkout rápido, análise dinâmica e eficaz nos processos de gerenciamento de compras, processos de gerenciamento de estoque, impressão de código de barras e programas de fidelização de clientes eficazes.

Tânia Gonzaga

Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *