Transforme seus dados em uma valiosa fonte de riqueza

Transforme seus dados em uma valiosa fonte de riqueza.

Os dados dos clientes são tão importantes nos dias atuais que as empresas devem reconhecê-los como uma fonte de riqueza, especialmente para os empresários do ramo de moda. Utilizados de forma adequada, esses dados podem ser transformados em uma verdadeira mina de ouro.

Mas por que exatamente esses dados são tão relevantes? Vamos examinar essa questão com mais profundidade.

O objetivo da análise dos dados dos clientes é criar uma visão precisa do consumidor, para que a empresa possa tomar decisões futuras para atrair e reter mais clientes.

Contudo, é necessário que sejam reconhecidos como fonte de riqueza pelos empresários do ramo de calçados e roupas. Muitas vezes, o valor intrínseco desses dados não é percebido imediatamente. É o tesouro oculto que permite acompanhar o crescimento e o sucesso de uma empresa. Em sua essência, eles nos dizem o que precisamos fazer, pois revela os hábitos e gostos dos consumidores. Os dados dos clientes abrem janelas de oportunidade, revelam verdades valiosas sobre suas percepções, histórico e comportamentos de compra. Com essas informações, podemos compreender de forma mais assertiva o público-alvo, personalizar ofertas e aprimorar a experiência do cliente.

Neste contexto, iremos analisar a relevância dos dados dos clientes como um recurso valioso para as empresas de calçados e roupas, enfatizando o poder do CRM como a uma estratégia para atingir esses objetivos. Vamos descobrir os segredos desse “ouro digital” e aprender como transformar dados em oportunidades reais no mercado da moda.

Por que os dados são importantes?

Os dados desempenham um papel fundamental, pois permitem que sua empresa consiga identificar as preferências do cliente e atender às suas expectativas. Sem dados sobre seus clientes, é impraticável estabelecer um relacionamento sólido.

As empresas podem prosperar se reconhecerem que os dados dos clientes desempenham um papel fundamental na obtenção de vantagem competitiva. É por causa dos seus clientes que sua empresa existe, e, por isso, é preciso conhecê-lo, e colocá-lo no centro do seu negócio.

Muitos empresários estão cada vez mais cientes de que os dados dos clientes têm um valor intrínseco, pois impulsionam o crescimento empresarial de maneira significativa.

Contudo, o verdadeiro impacto dos dados está nos insights que podem ser extraídos, mas apenas se forem coletados e usados eficaz.

A qualidade dos dados e a aplicação dos insights, são elementos-chave para obter os melhores resultados e garantir que sejam realmente valiosos para impulsionar o sucesso da empresa. Ou seja, eles servem para orientar decisões e estratégias que promovem a conversão de vendas, promovem uma melhor compreensão dos clientes e aumentam o lucro.

Nenhum dado, por mais completo que seja, terá importância se não for usado corretamente.

Quando se trata de compreender os processos do varejo da moda, o sistema SGA fornece uma solução na qual os lojistas podem obter dados relevantes. O sistema SGA possibilita a criação de relatórios de alta qualidade e análises avançadas, reduzindo o tempo e esforços desnecessários.

Essas informações fornecem insights valiosos sobre os gostos, hábitos e comportamentos dos consumidores. O que possibilita a criação de estratégias de marketing personalizadas, a melhoria da experiência do cliente e a construção de relacionamentos duráveis.

Com uma captação, armazenamento e organização adequada desses dados, é possível criar relatórios de alta qualidade e análise avançadas, reduzindo o de tempo e esforço desnecessários para que o lojista possa dedicar tempo para atividades estratégicas.

No entanto é importante que a segurança dos dados seja realizada de forma ética e rigorosa para assegurar a confiança dos clientes e cumprir as regulamentações de privacidade.

O que é CRM 

O que é CRM

CRM (customer relationship management, ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente) é um sistema que permite registrar e organizar todos pontos de um contato que um consumidor tem com o vendedor de uma empresa.

Assim, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta dados como nome, telefone, e-mail, endereço, visitas a loja, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Dessa forma, dados de clientes, Leads e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.

Vai muito além de uma lista de contatos: o CRM permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.

A Importância do CRM e a força do e-mail marketing para experiências centradas no cliente

Para se destacar em um mercado extremamente competitivo, é fundamental ter um conhecimento profundo do seu cliente. Nesse sentido, o uso de técnicas de CRM e e-mail marketing desempenha um papel crucial nesse processo. Essas ferramentas permitem a coleta de dados expressivos, o que facilita a adaptação das estratégias de comunicação proporcionando uma experiência personalizada aos clientes.

Quando uma empresa investe em seus clientes, ela pode criar laços mais sólidos e duradouros, superar expectativas e conquistar a fidelidade do público-alvo.

Ao compreender suas emoções, contexto e necessidades, é possível identificar pontos problemáticos e identificar oportunidades para encantá-los.

A Importância do CRM e a Força do E-mail Marketing para Experiências Centradas no Cliente

A Nike é um exemplo notável de uma marca que reconhece a importância de conhecer seu público-alvo. Ao analisar o comportamento de seus clientes, perceberam que a maioria não era composta por atletas profissionais, mas sim por pessoas que desejavam se parecer com eles. Com base nessa percepção, a empresa utilizou o e-mail marketing como parte de sua estratégia e lançou a campanha “Encontre sua grandeza”, reconhecendo que a maioria de seus clientes não era composta por atletas.

O e-mail marketing foi usado para transmitir a mensagem de que qualquer pessoa, em qualquer lugar, poderia alcançar a grandeza atlética durante as Olimpíadas de 2012, em Londres.  A campanha tinha como objetivo promover as aspirações atléticas de todos, sem distinção de capacidade física. Com o slogan “Find Your Greatness” (Encontre Sua Grandeza), a Nike demonstrou que qualquer pessoa, em qualquer lugar, poderia alcançar a grandeza atlética. Essa estratégia baseada em dados despertou o interesse de muitos consumidores e foi amplamente procurada pelo público-alvo.

Além do uso de CRM e e-mail marketing, as empresas podem aprofundar a sua compreensão da psique dos clientes através de técnicas de pesquisa de mercado. Pesquisas de opinião, grupos focais e análises de dados comportamentais são ferramentas adicionais que podem fornecer informações valiosas sobre as necessidades, interesses e desejos dos clientes.

A importância dos relatórios inteligentes do CRM da SGASoft  para empresas da moda : Como melhorar o atendimento ao cliente

A Importância dos relatórios inteligentes do CRM da SGASoft  para Empresas da Moda

A analise dinâmica inteligente do CRM SGA é uma ferramenta indispensável para empresas da moda, pois oferece um banco de dados com informações valiosas sobre os clientes da loja.

Esse banco de dados contém informações extremamente relevantes para o lojista, tais como, nome, e-mail, telefone, endereço, idade, numeração além de um histórico de comportamentos e compras na empresa.

Com essas informações, os gestores têm acesso a estes dados que podem aprimorar as campanhas de marketing e auxiliar nas necessidades e desejos dos clientes. Ou seja, ao obter dados completos e atualizados sobre cada cliente, a empresa pode oferecer um atendimento personalizado, compreender as necessidades individuais e antecipar as expectativas do consumidor.

Ao utilizar o CRM SGA, a empresa identifica padrões de comportamento de compra, preferências de estilo e outros dados significativos para elaborar estratégias eficazes de vendas e marketing. Com essas informações, também é possível antecipar as tendências de compra do cliente, oferecer sugestões de produtos personalizados e, consequentemente, melhorar as vendas na loja. O CRM SGA se torna uma ferramenta essencial para aprimorar o relacionamento com os clientes, aumentar a satisfação e fidelização, além de potencializar as oportunidades de venda.

O gráfico a seguir mostra o potencial do CRM SGA para classificar os clientes segundo o grau de importância para a loja. É possível notar que essa loja, por exemplo, possui um grande número de clientes especiais. Ou seja, com essa informação o lojista pode criar campanhas de marketing direcionadas para cada segmento, ajustando a sua mensagem e ofertas conforme as demandas e particularidades de cada grupo. Isso pode incluir o envio de e-mails personalizados, anúncios direcionados nas redes sociais, ofertas exclusivas ou programas de fidelidade segmentados.

CRM SGA

Além disso, o uso do CRM SGA contribui para a retenção de clientes, uma vez que à empresa fornece continuamente informações sobre produtos e serviços. Isso possibilita a construção de vínculos duradouros entre cliente e loja, o registro de feedback e a garantia de satisfação e fidelidade dos clientes.

Estratégias eficientes para captar dados do cliente: quebra de objeções

A coleta de dados do cliente é essencial para o funcionamento adequado do CRM, permitindo a personalização de produtos e serviços. Isso possibilita a criação de uma experiência significativa e a construção de conexões com o público-alvo. Sendo assim, é imprescindível fornecer dados dos clientes à equipe de vendas, a fim de oferecer experiencias adequadas no momento certo.

No entanto, é evidente que muitos clientes ficam apreensivos em compartilhar informações pessoais, o que aumenta significativamente a complexidade do desafio de superar obstáculos na captação dos dados. Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para contornar essas objeções. Seguem-se aqui algumas dicas úteis:

Seja transparente:

Explique claramente o motivo pelo qual está coletando os dados e como eles serão utilizados para fins de benefício do cliente e explique as medidas de segurança que sua empresa implementa assegurar a privacidade dos dados coletados. Mostre como a coleta de dados pode melhorar a experiência do cliente ou melhorar o produto/serviço que eles estão usando.

Garanta a segurança dos dados:

A segurança dos dados é uma preocupação legítima para muitas pessoas. Certifique-se de explicar as medidas que você adota para garantir a segurança e a privacidade dos dados do cliente. Isso pode incluir a criptografia dos dados, políticas de privacidade rigorosas e conformidade com as regulamentações de proteção de dados.

Ofereça incentivos:

Utilize exemplos como vales-crédito, descontos exclusivos, programas de fidelidade e outras táticas relevantes para motivar os clientes a compartilharem suas informações pessoais. Ao oferecer um benefício tangível na troca dos dados, você aumenta a probabilidade de obter as informações necessárias.

Personalize a experiência:

Mostre aos clientes como o compartilhamento de dados pode melhorar a experiência deles. Explique como as informações coletadas serão usadas para oferecer serviços e produtos personalizados e soluções mais eficientes para atender às suas necessidades.

Fidelização e engajamento do cliente com sua marca

Os valores de uma marca servem como uma forma de expressar identidade e personalidade no mercado, e desempenham um papel significativo na construção de conexões mais profundas que transformam clientes antigos em clientes fiéis. Para atingi-los no lugar certo, na hora certa, sua empresa precisa criar conteúdo altamente personalizado, para aprimorar a experiencia do cliente. Quanto mais consistente e persistente você for, mais as pessoas começarão a reconhecê-lo. Quanto mais as pessoas te reconhecem, mais elas confiam em você.

Ao analisarmos as marcas de grande sucesso no mercado, é inevitável não mencionar a Nike. A empresa estabeleceu padrões elevados para o mercado ao adotar o slogan “Just do it” e logotipo “Swoosh”. Esses elementos se tornaram identificadores fortes da marca e ajudaram a criar uma conexão emocional com os consumidores. O slogan transmite uma mensagem de superação, encorajando os clientes a agirem e alcançarem seus objetivos, enquanto o logotipo se tornou instantaneamente reconhecível, transmitindo uma imagem de qualidade e confiança.

Além disso, a Nike compreendeu os desejos do seu público-alvo o que é essencial para construir relacionamentos duradouros com os clientes. A empresa investiu em estratégias inovadoras, como o lançamento de produtos inovadores, parcerias com atletas renomados e o uso de marketing de influência. Essas estratégias ajudaram a criar um senso de exclusividade em torno da marca e a cultivar uma comunidade de fãs dedicados. Não importa se você possui uma única loja ou uma rede de estabelecimentos comerciais, pois a excelência é fundamental em qualquer escala.

Aproxime seu cliente da sua marca para criar fidelidade

Dado que a fidelidade à loja e ao produto está se tornando cada vez mais difícil, acertar é crucial.  É essencial elaborar mensagens personalizadas de acordo com o perfil do público-alvo para aumentar a fidelização e o engajamento dos clientes em sua loja de calçados e roupas. Quanto mais a sua empresa se aproximar do consumidor, melhores serão os benefícios.  Realize um uma pesquisa completa das experiências de compra dos clientes para enviar novidades e ofertas de acordo com seus interesses pessoais. Se utilizado de forma correta, o marketing personalizado pode contribuir para a criação de vínculos mais sólidos com os clientes, resultando em um aumento da fidelidade e no aumento das compras em seus estabelecimentos.

Por exemplo, um cliente que costuma adquirir, sapatos sem salto e fechados com frequência pode receber e-mails ou anúncios com novos lançamentos ou descontos especiais em seus estilos favoritos. Ao adaptar essas mensagens aos interesses do cliente, sua empresa pode criar e direcionar campanhas exclusivas, proporcionando uma experiência mais envolvente e relevante, o que ajuda a sua loja a construir uma conexão mais forte. Assim, eles se sentirão valorizados, percebendo que sua empresa está atenta às suas necessidades. Para garantir que os clientes não se sintam como consumidores comuns, é essencial não enviar modelos que não sejam compatíveis com suas listas de compras. É fundamental que cada cliente se sinta especial e único, pois isso rá estimular seu interesse em buscar por novos produtos em sua loja. A fidelidade do cliente requer investimento e esforço contínuo, envolvendo comunicação regular, suporte constante e engajamento efetivo.

Potencialize o atendimento personalizado com o uso conectado do WhatsApp Business e CRM

O WhatsApp Business, sem dúvida alguma, é uma poderosa ferramenta para estabelecer e fortalecer o relacionamento com prospects e clientes. Ao integrar o WhatsApp Business ao CRM, você garante uma comunicação bidirecional eficiente, unificando todas as frentes de contato em um único lugar.

Essa abordagem resulta em um aumento significativo do impacto e do engajamento dos clientes com sua empresa, pois as mensagens são mais relevantes e direcionadas aos interesses individuais de cada um.

Com a análise dos dados do CRM SGA, é possível criar padrões de compra e observar os interesses individuais para desenvolver campanhas específicas para cada grupo de clientes.

Na prática, ao manter o CRM SGA com dados atualizados você pode utilizar ferramentas como WhatsApp Business na sua empresa e aproveitar três vantagens em especial:

•          Atração de novos leads;

•          Organização da base de clientes;

•          Agilidade de negociação

WhatsApp Business e CRM

No CRM da SGA, você tem relatórios que mostram informações detalhadas de cada grupo de clientes, conforme ilustrado no gráfico abaixo. Nele, é possível obter análises dinâmicas de inteligência, abordando diferentes aspectos, como idade, localidade, data da última compra e muito mais. Com os dados adequados, você pode segmentar e enviar mensagens informando aos clientes sobre novidades, oferecer promoções especiais e até mesmo coletar feedback valioso.

A combinação do WhatsApp Business com o CRM oferece uma solução poderosa para personalizar o atendimento, aprimorar a comunicação e aumentar o engajamento do cliente.

Cuidado! É fundamental exercer cautela ao enviar mensagens. Evite sobrecarregar os clientes. Portanto, envie mensagens com moderação, respeitando intervalos adequados e garantindo sua relevância. Os clientes podem ignorar o envio excessivo, considerando-o spam.

Para saber mais sobre o WhatsApp Business, acesse: WhatsApp Business: https://sgasoft.com.br/whatsapp-business-a-revolucao/

Relatórios inteligentes de dados do CRM SGA

Os relatórios inteligentes do sistema SGA são abrangentes e possibilitam uma comunicação mais eficaz com seu público-alvo. Além disso, eles facilitam o contato com aqueles que não visitam sua loja há um bom tempo, informando sobre produtos complementares relacionados à última compra. Esses relatórios orientam seu processo de tomada de decisão e são inestimáveis. Para ficar de olho em estatísticas absolutamente atuais para tomar decisões minuto a minuto ou diárias, sua empresa precisa de visualizações de dados à sua disposição. É aqui que entra os benefícios do CRM do Sistema SGA

Relatórios inteligentes de dados do CRM SGA

A solução de CRM da SGASoft contém uma mina de ouro em termos de qualidade de dados, que pode ser utilizada para aprofundar os insights relacionados a clientes e potenciais clientes sempre que necessário. Sua empresa verá benefícios em muitas áreas de operações, independentemente do tamanho da sua loja.

Com o CRM da SGASoft você pode agrupar, tabular e personalizar dados em um relatório para atender às necessidades exclusivas do departamento de vendas. O principal diferencial aqui é que todos os relatórios se concentram nas necessidades do lojista, permitindo que suas equipes tomem decisões mais assertivas.

Os benefícios da Análise dinâmica de dados do CRM SGA são claros: ele mantém todos os dados históricos em um só lugar, facilitando o gerenciamento do relacionamento com o cliente. A vantagem do CRM aumentou significativamente, permitindo a integração de diversos departamentos e capacitando equipes a trabalharem de forma mais conectada, compartilhando os mesmos dados.

O CRM do Sistema SGA pode direcionar com detalhes os dados que possuem maior relevância na análise e na elaboração de estratégias da sua loja.

Conclusão:

Concluímos que muitos empresários do ramo da moda ainda não estão aproveitando adequadamente os dados dos seus clientes, apesar de reconhecê-los como uma fonte de riqueza. Nesse contexto, é imprescindível perceber a importância dos dados e utilizá-los de forma estratégica para obter informações vitais para o sucesso dos negócios. No entanto, observamos que alguns empresários enfrentam dificuldades na aplicação eficiente desses dados, especialmente quando se trata do uso do Customer Relationship Management (CRM).

Uma maneira eficiente de aproveitar os dados dos clientes é através do uso do sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) SGA. O SGA é um sistema exclusivo para o ramo da moda e possui uma interface de fácil compreensão, permitindo que qualquer empresário aproveite ao máximo os dados dos clientes. A Nike é um exemplo de empresa que soube aproveitar adequadamente os dados do seu público-alvo para criar campanhas incríveis, demonstrando a importância do CRM. Portanto, é fundamental que os empresários do ramo de calçados e roupas reconheçam a importância dessa ferramenta e adquiram o conhecimento necessário para sua utilização.

Ao adotar o CRM SGA, os empresários do ramo de lojas de calçados e roupas obterão uma vantagem competitiva que impulsionará o crescimento de seus estabelecimentos. Com relatórios inteligentes dos dados fornecidos pelo CRM SGA, as empresas podem obter insights valiosos e embasar suas decisões em dados concretos. Além disso, a automação de tarefas manuais e redução de erros proporcionados pelo sistema SGA ajudam a economizar tempo e recursos garantindo uma gestão eficiente e organizada.

Dessa forma, os empresários perceberão que os dados dos clientes são uma fonte de riqueza e que sua utilização inteligente por meio do CRM SGA é a chave para o sucesso e da sustentabilidade da empresa.

 Tânia Gonzaga

Jornalista e apaixonada pelo aprendizado e desenvolvimento do varejo da moda!


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