Não há ciência exata para dirigir um negócio. Grande parte dos empresários que existem no mercado , aprenderam em tempo real. Muitos tiveram o apoio de alguém, mas acredite, boa parte partiu do zero.
Por isso, abrir uma loja de calçados/roupas por mais calculados e preparados que estejam, não é diferente. Para varejistas autônomos, é preciso conhecimento, coragem e aceitar o medo de que alguma coisa não dar certo e falhar.
É difícil, mas não impossível, por este motivo se você quer abrir uma loja de calçados/roupas? então siga esses 6 passos para planejar a abertura da sua loja
Empreender não é para os fracos de coração. É preciso estar disposto a fazer uma tonelada de sacrifícios e eliminar as distrações.
Dito isso, tenha uma visão geral do mercado, analise as perspectivas, prepare para os desafios, fique de olho nas tendências, faça uma análise competitiva e claro, pesquise os concorrentes. Mas saiba que nenhuma empresa é imune a falhas ao longo dos anos.
De acordo com uma análise dos cenários, a coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck e o doutor em economia e consultor setorial Marcos Lélis informaram que o setor calçadista prevê crescimento médio de 2,6% em 2022. O dado foi apresentado em evento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) no último dia 6 de outubro de 2021. E isso significa que você deve abrir uma loja de sapatos? Depende. É necessário que você já tenha em mente que tipo de loja de sapatos quer trabalhar e o quão bem você conhece o seu mercado-alvo. Também depende do quanto você sabe sobre começar um negócio, especialmente um negócio de calçados. No entanto, se você tem paixão por moda e estilo, conhece o mercado e já sabe que tipo de sapatos e roupas quer vender, abrir uma loja pode ser a decisão perfeita para você.
Tenha uma base sólida e descubra o que funciona com essas dicas que preparamos para você se jogar nesse ramo e abrir a sua empresa.
1. Plano de Negócios
O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio. (SEBRAE)
2. Conheça seu mercado
Claudio Diogo, no módulo “Vendas” do curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo” diz que: “para ter sucesso é preciso preparação e conhecimento. E não é só sobre a sua loja e sobre os produtos que vende que você precisa ter informações, mas também sobre o mercado em que você atua.”
No geral, isso quer dizer que, quanto mais você conhece seu mercado, mais saberá como ajudar o seu cliente e mostrar como seu produto é a melhor solução para ele. Durante esse processo, procure descobrir a demografia, idade, interesses, e por que eles amam o sapato que estão comprando. Afinal, seu objetivo é vender seus sapatos para eles.
Esta descoberta vai te mostra que: “A venda começa antes de o cliente entrar na loja”.
3. Nicho e subnicho = Procure um nicho dentro do nicho.
Sim, sapatos e roupas também têm nichos. Você precisa que modelo quer você quer vender. Você tem que entender se você vai lidar com moda de ambos os sexos ou se concentrar em apenas um gênero.
Um conselho: não queira abraçar o mundo. Especialistas sugerem começar com um nicho. “Um nicho é um mercado que tem o problema que você pode resolver com exclusividade.” Ao vender o seu produto você não só estará “resolvendo” o problema do cliente mas o seu também.
Os subnichos têm como característica principal a segmentação de mercado e são focados numa pequena parcela. O bom dos subnichos é que sempre dá pra afunilar mais o seu público criando argumentos extremamente específicos. Quem vende calçados masculinos sociais, por exemplo, pode criar formas para chamar a atenção de consumidores que busquem cores, tamanhos e formatos específicos destes calçados.
Examine seu público para ver se há uma soma de pessoas dentro dele que compartilham uma necessidade ou têm um problema semelhante que seu concorrente não está abordando. Ao fazer isso você vai perceber que é mais fácil e eficaz atrair um público que compartilha interesses em comum do que precisar alcançar todos os interesses, gostos e personalidades.
4. Investimentos
Outro fator a considerar antes de abrir uma loja de moda são os custos de iniciar a ação.
Dizer que você precisa de X quantidade de reais seria bobagem. Porém, sem dinheiro, não há como abrir nenhum negócio. Há um investimento muito real em garantir que sua empresa tenha sucesso. Quando você tem um orçamento claro em mãos, todo o processo de negócios vai correr bem.
5. Crie Uma Marca/nome da sua loja
Escolha um nome que seja cativante e criativo. Abrir uma loja é uma realização de sonho, e essa é a razão pela qual você deve mantê-lo em mente enquanto escolhe um nome.
As cores influenciam as emoções dos leitores. Por exemplo, a cor Vermelho evoca um senso de urgência, Orange retrata uma atitude positiva, Amarelo estimula os espectadores, Azul constrói confiança, Verde mostra crescimento e harmonia e Preto retrata elegância e autoridade. Escolha o esquema de cores perfeito que melhor se adapte à sua mensagem e marca e torne seus CTAs mais persuasivos. Faça uma pesquisa no Google. Lá você encontrará uma infinidade de opções. Consistência é a chave para criar uma identidade de marca. Escolha um nome convidativo, para que os clientes sejam automaticamente atraídos para sua empresa, assim eles entenderão claramente a partir do nome, do que se trata o negócio.
Certifique-se de ter isso em mente. Um nome cativante é necessário para o seu negócio, e essa é a razão pela qual você deve se concentrar nas dicas que podem ajudá-lo a criar um bom nome para o seu negócio.
Escolha um nome que seja cativante e criativo. Moda é um negócio muito lucrativo, e essa é a razão pela qual você deve mantê-lo em mente enquanto escolhe um nome.
6. Planejamento empresarial
“Planejamento empresarial é um instrumento de gestão que inclui prever cenários, definir metas e objetivos organizacionais, traçar estratégias e métodos para conquistá-los e determinar como será a jornada de crescimento da empresa. Por isso, trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento.”
Nesse planejamento você deverá estabelecer as metas de curto e longo prazos geralmente chamado de startups. Anote como você vai ganhar dinheiro para manter sua loja no primeiro ano e nos primeiros 5 anos. Conheça seu orçamento e tenha um plano exato sobre como lidar com o seu mercado para fazer com que sua expectativa funcione efetivamente. Registre tudo, incluindo o que seus concorrentes fazem e como será sua estratégia.
Inclua os tipos de sapatos que irá vender e faça a você essas perguntas: “o que eu quero?” e “onde eu quero chegar”.